Conheça o equipamento que identifica o uso de peças roubadas no veículo

O Detran do Rio de Janeiro está usando um equipamento que identifica peças roubadas em veículos automaticamente e em minutos! O que parece ter saído de um filme de ficção ajudará a cidade a combater o furto e roubo de veículos com maior eficácia.

Chamado de DIV, novo aparelho é essencial para as equipes de fiscalização
Chamado de DIV, novo aparelho é essencial para as equipes de fiscalização (Imagem: Detran – RJ)

DIV: novo equipamento que identifica peças roubadas em veículos já está sendo usado pelo Detran – RJ

O Detran – RJ está usando o DIV (Detecção Inteligente de Veículos) em operações de fiscalização.

Este equipamento eletrônico super moderno garantirá maior agilidade e precisão nas ações, além de mais confiança para os consumidores.

VEJA TAMBÉM

Isto porque ele se mostrou chave na recuperação de veículos furtados ou roubados.

Além disso, atua na identificação de peças de procedência ilegal à venda em locais de desmontagem de veículos e reciclagem de sucatas.

Não à toa o uso do DIV é um avanço importante para as ações de fiscalização do Detran. Afinal, ajuda a combater o comércio ilegal de peças, reduzir a incidência de roubo e clonagem de veículos e melhorar a segurança no trânsito.

Como funciona o DIV?

  • O DIV funciona conectando-se aos veículos. Dessa maneira, consegue fazer uma leitura completa dos módulos, chassis e componentes eletrônicos em menos de cinco minutos.
  • Em seguida, seu sistema faz um cruzamento com a base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Este passo serve para verificar a procedência das peças. Além disso, ele também detecta adulterações nos airbags, freios ABS e outros itens de segurança.
  • O DIV é extremamente versátil. Assim, pode rastrear componentes de diversos tipos de veículos, como motos, caminhões e ônibus, e encontrar tanto falhas mecânicas quanto eletrônicas.

Aparelho já ajudou a identificar fraudes e roubos

  • Durante operações de fiscalização usando o DIV já foram interditados dois ferros-velhos em Itaboraí. Também foi apreendido um automóvel com peças roubadas no Centro do Rio. Os agentes deteram e encaminharam à delegacia os donos dos ferros-velhos e do carro.
  • Por fim, dois equipamentos foram usados durante uma operação de fiscalização no bairro do Colubandê, em São Gonçalo. Na ação, os fiscais inspecionaram diversos carros de passeio.
  • Embora não tenham sido detectadas peças roubadas nessa operação, as inspeções vão continuar. Com isso, o objetivo é diminuir o furto e roubo de veículos no Estado do Rio, além de evitar o comércio ilegal desses itens e consequente prejuízo para os motoristas e trânsito em geral.

O que achou desse equipamento que identifica peças roubadas em veículos? O DIV sem dúvidas é revolucionário e prova, mais uma vez, como o trânsito brasileiro é repleto de tecnologia.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar