O sucesso do carro elétrico BYD Dolphin não passou despercebido pelas concorrentes, principalmente as conterrâneas chinesas. O modelo fez com que a JAC e a CAOA Chery baixassem os preços do JAC E-J1 e o iCar, respectivamente. Além disso, a JAC sinalizou a chegada do Yiwei 3 e a GWM prepara o terreno para o Ora 03.
Entre o Dolphin e o Ora, qual carro elétrico merece MAIS seu dinheiro?
Essa é uma pergunta muito difícil, mas vamos fazer um pequeno comparativo entre os dois hatches:
Desempenho
Começando pelo modelo da BYD. O Dolphin conta com um motor de 95 cv e 18,3 kgfm. De acordo com a marca, faz de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h. Sua bateria de 44.9kWh permite rodar, no mínimo, 291 quilômetros.
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Já o GMW Ora 3, modelo que chega em agosto em duas versões: BEV e GT BEV. Ele é mais forte com seus 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O que faz chegar de 0 a 100 km/h em 8 s, de acordo com a marca.
A autonomia é superior, graças a bateria de 63 kWh, mas também há a opção de 48 kWh. A marca não confirma a autonomia, porém na China é de 500 km e 400 km. Ambas podem ser carregadas de 10% a 80% em até 5h com carregadores de corrente alternada (AC) ou 50 minutos na contínua (DC).
Dimensões
4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 mm de altura. O Ora é um pouco maior com 4,23 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,60 m de altura
Design
O design do BYD Dolphin, como o nome sugere, foi inspirado no golfinho. Quem assina o visual é Wolfgang Egger e Michele Paganetti, duas grifes do mercado automotivo mundial.
Com linhas fluidas e retas, o Dolphin traz uma série de referências ao oceano, tanto externamente, quanto internamente. Em geral, é bem elegante e não decepciona.
O Ora, por sua vez, apresenta um design mais alegre, jovial e despojado. Seus faróis redondos lembram “de longe” um inseto. A carroceria arredondada com linhas curvas que fluem suavemente.
No geral, o design do GWM Ora 03 é atraente e interessante, o que pode agradar a um público jovem e moderno.
Quer dizer que você gosta de carros elétricos? JAC vai competir de igual para igual no precinho do BYD Dolphin com este modelo
Tecnologia embarcada
O Dolphin não decepciona no quesito tecnologia embarcada com os seguintes itens de destaque:
- Cartão NFC para abertura de portas;
- sistema VtoL (Vehicle to Load para alimentar a energia de equipamentos, tais como carregadores, luminária, entre outros;
- serviço OTA para atualizações no sistema do veículo;
- sistema indireto de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS);
- piloto automático;
- seis airbags;
- Inteligent Cockpit System com tela de 12,8″, rotação elétrica para posição vertical e horizontal eseis alto-falante.
Já o Ora é um pouco mais equipado e chega ao mercado brasileiro com:
Full Parking Assist (ou Assistente de Estacionamento Automático;
- Abertura e fechamento do porta-malas com sistema Free Hands;
- Sistema Smart Start (uma vez o carro aberto, ele detecta a presença humana e o carro já está pronto para sair);
- sistema AEB (Auto Emergency Breaking – Frenagem Autônoma de Emergência) capaz de reconhecer pedestres e ciclistas e também o tráfego cruzado dianteiro e traseiro;
- teto solar panorâmico;
- central multimídia de 10,25 polegadas com Apple Carplay e Google Android Auto;
- carregador por indução;
- sete airbags;
- piloto automático inteligente com sistema Stop & Go.
Preço
O Dolphin já está disponível a R$ 149.800. Na primeira semana, a fabricante chinesa vendeu 1.254 unidades do modelo.
O novo carro elétrico da GWM será oficialmente lançado em agosto, quando as cores, a lista completa de equipamentos e os valores serão divulgados (estimados entre R$ 150 e R$ 200 mil).
A partir de setembro, será possível realizar test-drive dos veículos nas concessionárias. As entregas aos compradores, por ordem de reserva, terão início a partir de outubro deste ano.
Ora 03 – carro elétrico chega em agosto
De acordo com a GWM, já é possível fazer a pré-reserva do Ora 03 pelo Mercado Livre. Para isso é necessário fazer um depósito de R$ 9 mil, que poderá ser pago por Pix ou boleto.
A princípio, a parceria da GWM com o Mercado Livre garante que o consumidor poderá desistir da compra a qualquer momento até a hora da entrega do seu veículo.
Pagando agora, você poderá ter os mesmos benefícios dos compradores do Haval H6, que também fizeram a compra pela plataforma. Ocorre que a montadora ainda não sabe quanto vai cobrar pelo hatch.
Apenas informou que ficará entre R$ 150 e 200 mil.