As chinesas que já estavam no Brasil não ficaram de braços cruzados com a boa recepção do BYD Dolphin. A primeira a se mover foi a JAC, que deve trazer para o país o JAC Yiwei 3, hatch compacto para competir com o modelo da BYD.
BYD Dolphin terá concorrente à altura, o JAC Yiwei 3
Esteticamente, o Yiwei agrada aos olhos, principalmente por seu visual que puxa para o retrô. É só olhar os detalhes arredondados que lembram alguns carros antigos, como nos faróis e linhas. Ainda assim, apresenta um design moderno e elegante.
Não é um dos mais espaçosos, tendo em vista suas dimensões. O chinês tem 4 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos, o que influencia no espaço interno. Mas, para a proposta urbana, o veículo atende bem, principalmente quem procura uma opção versátil para as cidades.
VEJA TAMBÉM
O destaque fica mesmo por conta da motorização. O Jac Yiwei conta com um motor elétrico que entrega 95cv, mas também há uma versão de 136cv na China.
Ainda não se sabe se esta também virá para o Brasil, bem como suas duas versões de bateria. A primeira com 300 km de autonomia, enquanto a segunda permite percorrer até 500 km.
No entanto, o modelo vendido no Brasil deve ter uma bateria de 400 km de autonomia.
Por dentro, o compacto não decepciona com materiais de qualidade, bem como a tela de entretenimento inteligente de alta definição de 15,6 polegadas.
O sistema operacional é assinado pela iFlytek e Huawei para fornecer uma experiência de entretenimento audiovisual confortável e inteligente.
Ainda não se sabe o preço, mas como deve competir com o BYD Dolphin, deve ser na casa dos R$ 130 mil. Mesmo valor cobrado pelo JAC E-JS1 da marca. Na China, o preço do Yiwei 3 parte de R$ 68 mil na conversão direta, mas pode chegar a R$ 95 mil.
Veja mais: Finalmente! Chegou um carro elétrico que custa o mesmo de um SUV compacto no Brasil
GWM também prepara concorrente para o BYD
Outra chinesa que quer aumentar sua influência no país é a GMW. A fabricante já conta com um portfólio para o mercado brasileiro com destaque para o SUV Haval H6, que chegou a ser o híbrido mais vendido em junho com 969 unidades vendidas.
Agora a marca prepara o Ora GT. A marca promete sua estreia no Festival Interlagos, evento que ocorre entre os dias 20 e 23 de julho. O compacto é um pouco maior que o Yiwei, com 4,23 m de comprimento e 2,65 m entre-eixos.
E ele também é mais potente, com seu motor elétrico de 145 cv ou 173 cv, de acordo com a versão. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h nos dois casos. A bateria para o Brasil é de 63 kWh, que oferece uma autonomia de 400 km, de acordo com a marca.