Se já não era fácil, encher o tanque de gasolina está mais caro. Isto é o que nos mostra novo levantamento referente ao segundo trimestre que passou. Assim, grande parte da renda das famílias fica na bomba do posto, com veremos.
Encher o tanque de gasolina está mais caro
Encher o tanque de gasolina está se tornando cada vez mais oneroso para as famílias brasileiras.
Isto porque o Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, calculado pela Fipe, revelou dados preocupantes no segundo trimestre de 2023. Em média, o abastecimento consumiu 6,5% da renda das famílias do país.
VEJA TAMBÉM
Além disso, as disparidades regionais são evidentes, com o Nordeste liderando o ranking de gastos com combustíveis. Nessa região, o percentual atingiu alarmantes 10,6%, com Maranhão, Alagoas e Bahia no topo.
Por outro lado, o Sudeste e o Centro-Oeste registraram um impacto menor. Aqui destaca-se o Distrito Federal com apenas 3,5%.
Por fim, nas capitais, os percentuais de gastos foram mais baixos, em grande parte devido ao maior nível de renda. Porto Velho apresentou o maior percentual, com 9,0%, enquanto Florianópolis teve o menor, com apenas 3,3%.
Onde tem o combustível mais caro do Brasil?
Com essa análise dos preços dos combustíveis, fica evidente que os valores mais elevados da gasolina comum estão nas regiões Norte e Nordeste. Enquanto isso, os mais baixos são encontrados no Sudeste e Centro-Oeste.
Para o etanol, a tendência se mantém, com os preços mais altos no Norte e Nordeste e os mais baixos no Centro-Oeste e Sudeste.
Agosto trouxe novos aumentos para a gasolina
Se já estava ruim, em agosto de 2023 a situação ficou ainda mais desafiadora para os consumidores. Isto porque os preços médios do diesel e da gasolina aumentaram, enquanto o Gás Natural Veicular (GNV) e o etanol tiveram uma redução.
Assim, comparando com julho, a gasolina comum teve um aumento de 2,0%, enquanto o etanol hidratado teve uma queda de 4,2% nos preços médios. Isso indica que encher o tanque pode se tornar ainda mais custoso em muitos estados brasileiros.
Abastecer com etanol vale mais a pena
Diante do encarecimento da gasolina e do barateamento do etanol em agosto, abastecer com o segundo tornou-se uma alternativa mais econômica em termos de rendimento.
Essa mudança é especialmente notável no Sudeste e Centro-Oeste. Nessas regiões o preço médio do etanol correspondeu a apenas 70,1% do valor da gasolina comum em agosto de 2023.
Essa marca representa o momento mais favorável para escolher o etanol desde 2018. Uma vez que encher o tanque de gasolina está mais caro, cada alívio é super bem-vindo para quem pode optar por alternativas.