Gasolina mais cara? Veja 3 dicas valiosas para economizar combustível

Com a gasolina sofrendo mais um aumento, nada melhor que conhecer algumas dicas valiosas para economizar combustível. Se engana quem acha que precisa trocar de carro, ou mudar completamente sua rotina. Muito pelo contrário, é bem simples garantir uma boa economia!

Manter a pressão dos pneus em dia é essencial para economizar combustível
Manter a pressão dos pneus em dia é essencial para economizar combustível (Imagem: Getty Images)

Dicas valiosas para economizar combustível em tempos de preço alto

Com a constante mudança de preços no combustível, é sempre bom estar atento em dicas que podem no ajudar a economizar alguns litros. Dito isso, o diretor de operações da distribuidora de combustíveis ON Petro, José Debiasi, junto com o Garagem360, destaca três delas:

Dica 1 – Mantenha regulada a pressão dos pneus

A pressão dos pneus é frequentemente negligenciada, mas desempenha um papel crucial na economia de combustível nestes tempos pós aumento.

VEJA TAMBÉM

Isto porque pneus com pressão insuficiente aumentam o atrito com o solo, o que faz com que o motor trabalhe mais para mover o veículo. Isso não apenas aumenta o consumo de combustível, mas também emite mais gases poluentes.

Então, para manter seus pneus em boas condições, verifique a pressão regularmente, seguindo as recomendações do fabricante.

Pneus bem inflados reduzem o consumo de combustível e também prolongam a vida útil dos pneus, economizando mais dinheiro a longo prazo.

Dica 2 – Abasteça em postos regulados e com combustível de qualidade

Não há dúvidas de que a qualidade do combustível que você coloca no seu carro cumpre um papel significativo no desempenho e na economia.

Portanto, evite postos desconhecidos ou suspeitos. Afinal, eles podem vender combustível adulterado que prejudicam seu veículo, especialmente o motor.

Opte por aqueles de confiança que vendem combustível de qualidade. Isso garantirá um melhor rendimento do motor e uma menor emissão de poluentes. Caso tenha dúvidas, basta solicitar um teste de combustível. É o seu direito como consumidor.

Lembre-se de que economizar alguns centavos ao escolher um posto mais barato pode custar muito mais caro lá na frente.

Dica 3 – Use o ar-condicionado com sabedoria

Ar-condicionado pode ser herói ou vilão, depende do uso dado
Ar-condicionado pode ser herói ou vilão, depende do uso dado (Imagem: Shutterstock)

O ar-condicionado é um conforto maravilhoso, especialmente no calor que faz em boa parte do Brasil. Mas ele também é um dos maiores consumidores de combustível em um carro.

Assim sendo, use-o com moderação! Isto é válido especialmente na cidade, onde é mais eficiente manter as janelas abertas e aproveitar a ventilação natural.

Em estradas, no entanto, a história muda. Nelas o ar-condicionado é mais eficaz do que manter as janelas abertas, pois a entrada de ar afeta a aerodinâmica do veículo e aumenta o consumo de combustível.

Além disso, use o ar-condicionado com sensatez, ligando-o apenas quando necessário. Às vezes é difícil resistir, mas vale a pena para garantir aquela boa economia no final de cada mês.

Apesar de simples, essas 3 dicas valiosas para economizar combustível são chave para quem deseja aproveitar mais o tanque. Isto nos mostra que colocar na rotina certos comportamentos já ajuda e muito nisso, mesmo que você não mude de carro.

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar