Empresas do setor automotivo inovam nas redes sociais

Redes sociais: empresas automotivas inovam nas estratégias. Companhias devem considerar novo comportamento do consumidor nestes meios.

Com a pandemia, as redes sociais passaram a ser ainda mais acessadas e utilizadas pelas empresas. Inclusive, pelas empresas automotivas de diversos segmentos, para novas experiências com o cliente e o público em geral.

Novas estratégias e usos destas mídias surgiram com o crescimento das redes sociais. De acordo com o Business Insider, até o final de 2020, a presença das empresas nas redes sociais deu um salto de mais de 70% em relação a todo o ano de 2019.

Por outro lado, apenas se destacaram, realmente, as companhias que trouxeram novos modelos de se relacionar com o públicos pelas mídias. Dessa forma, também criando autoridade.

E este é um dos desafios ainda para muitas empresas automotivas. Enquanto isso, outras parecem já ter encontrado formas inovadoras de adaptar às transformações digitais. Veja mais!

Volanty inova e marca presença pioneira nas redes sociais. Foto: Instagram

 

Mais do que vender, estratégias buscam novas formas de agregar valores

Por exemplo, a Volanty – plataforma com modelo único de compra e venda de veículos – já procurava por novos modelos de usar as redes sociais no contato com o público, desde a sua criação, em 2017. O co-fundador e CEO da Volanty, Maurício Feldman conversou com o Garagem360 e fala que o desafio foi, realmente, agregar valor por meio das diversas redes sociais disponíveis atualmente.

“As estratégias da Volanty não se resumem em aumentar as vendas. Mas, procura formas de transmitir o DNA da empresa. Ou seja, passar transparência e os valores da companhia”, explica Feldman.

Para exemplificar, o CEO da plataforma fala da presença de parceiros nos perfis da plataforma, que passam credibilidade. Tanto que a Volanty ficou conhecida como os “Os Inovadores de Mercado”.

É o caso do apresentador Ciro Bottini, que participou da última Black Friday da Volanty. “Como garoto propaganda de nossas redes sociais, a estratégia foi um sucesso. Bottini já é conhecido pelo público e fala diretamente com as pessoas do setor”, relembra Feldman.

empresas automotivas

Ciro Bottini – garoto propaganda da Volanty. Foto: facebook

Live commerce

Mas, a plataforma foi além. Uma das estratégias, pioneiras também no setor de empresas automotivas de e-commerce, é adoção da Live commerce.

A estratégia, de acordo com o CEO, é aproximar interessados em comprar por meio de conteúdos ao vivo. As lives podem ser acessadas pela rede social Linkedin e compartilhadas pelo próprio público.

As reservas de veículos são feitas durante a transmissão ao vivo, com apenas 2 cliques nas imagens. Ou, então, 2 toques, no caso do acesso pelo celular.

Estratégias direcionadas e pontuais fazem a diferença nas redes sociais. Foto: Instagram

E, porque, pelo Linkedin? De acordo com Feldman, esta rede social agrega profissionais do segmento automotivo e outras empresas, que também fazem parte do interesse da Volanty em estreitar relacionamentos.

Ainda assim, Maurício Feldman fala que demais redes sociais, em especial o Instagram, também conta com estratégias mais pontuais. De acordo com o CEO, a Volanty não foca na propagação em massa de seus perfis e conteúdos.

Assim, há perfis para diferentes clientes e de consumidores. Por exemplo, conteúdos com ofertas, com catálogos e outros focos. No caso, para melhorar a experiência do público com a Volanty e evitar sobrecarregar os usuários com informações, que, muitas vezes, pode não interessar.

empresas automotivas

Maurício Feldman co-fundador e CEO da Volanty). Foto: Divulgação

Aproveite e acompanhe as últimas notícias do setor automotivo, aqui no Garagem360

“Empresas automotivas de todos os segmentos devem estar atentas às mudanças do comportamento nas redes sociais”

Enquanto isso, a Capgemini – empresa global de consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital – concorda que o setor automotivo cresce com as redes sociais, em especial, com estratégias diferenciadas.

De acordo com o executivo da companhia, Nick Gill, o novo consumidor de automóveis sabe exatamente o que e como quer.  Assim, para Gill, empresas de todos os segmentos do setor automotivo devem estar atentar às mudanças, também, do comportamento nas redes sociais e não apenas no uso delas.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA