É obrigatório ter o CLRV impresso na hora da blitiz? Veja quando ele é dispensável

Saiba quando é obrigatório ter o CRLV impresso e entenda as regras para apresentação do documento!

A facilidade dos documentos digitais já está presente na vida da grande maioria dos condutores brasileiros, como acontece com a própria CNH e o CRLV.

No entanto, ainda há uma dúvida bastante comum – e importante – a respeito do CRLV impresso. Afinal, quando é realmente necessário tê-lo em mãos para apresentar?

É o que o Garagem360 te conta agora. Acompanhe!

Como funciona o CRLV digital?

Bem, de uma forma bastante simples, o CRLV digital está disponível através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), nos portais do Detran de cada estado e do Serviço Nacional de Trânsito (Senatran)

Para ter acesso à versão digital, basta que, após o pagamento da taxa de licenciamento anual, o condutor acesse os canais mencionados e faça o download do documento.

Ainda há a opção de que o próprio condutor emita o seu CLRV. Para isso, ele precisa apenas seguir o padrão estabelecido para ter o documento em mãos.

Vale destacar que a versão digital do CRLV tem a mesma validade jurídica que a versão impressa tradicional, mas é preciso entender um pouco melhor quanto à necessidade de apresentação da versão impressa.

Preciso apresentar o CRLV impresso em blitz?

Depende. Isto é, em certos casos, você ainda pode precisar do CRLV impresso durante uma blitz, conforme menciona o site oficial do Detran de São Paulo.

O órgão de trãnsito explica que “se o objetivo da fiscalização for, além da verificação do licenciamento, avaliar se as características do veículo estão em conformidade (exemplo: lotação, peso bruto total, modificações etc.), o condutor que não possuir o CRLV impresso estará sujeito às medidas administrativas de acordo com a infração de trânsito cometida. 

Portanto, se o infrator praticar qualquer infração de trânsito que enseja a aplicação da medida administrativa de retenção do veículo para regularização (exemplo: art. 230, incisos VII, IX, X, XI, XIII, XV, XVI, XVII, XIX e XXIII, do CTB), não sendo possível sanar a irregularidade no momento da fiscalização e, ainda, se o condutor não estiver portando o CRLV impresso, o agente da autoridade de trânsito removerá o veículo a um pátio administrado pelo Detran-SP, haja vista a impossibilidade de se recolher o documento do veículo (CRLV) para posterior apresentação em vistoria veicular no órgão de trânsito estadual (art. 270, parágrafos 2º e 3º, do CTB).”

Fique de olho: Como baixar o CRLV digital e evitar problemas na hora da blitz em 2024

Preciso pagar para ter o CRLV impresso em 2024?

Felizmente, em 2024, não é necessário pagar especificamente pela impressão do CRLV, afinal, ela pode ser feita sem a necessidade de solicitação a um órgão específico.

Para melhor entender, após realizar o pagamento da taxa de licenciamento, que é obrigatória, você pode acessar e imprimir o CRLV digital em casa ou qualquer lugar com acesso a uma impressora.

Aproveite para conferir: Transferência de veículo digital: veja como fazer em 13 passos simples

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA