Dicas para dar a partida corretamente no carro em todas as situações
Veja dicas para dar a partida corretamente no carro, independente do clima frio ou demais fatores externos que podem variar.
Em determinadas épocas do ano, o simples fato de ligar o carro e sair andando pode ser diferente e até mesmo mais complicada. No entanto, determinadas dicas podem te auxiliar. Veja quais são elas e aprenda a dar a partida corretamente no carro.
Dar a partida corretamente no carro: veja algumas dicas para diferentes situações
O simples ato de colocar a chave no contato e girar ativa diversos componentes do veículo, como a bateria e todos os outros sistemas elétricos do carro.
Dessa forma, independente do clima, estação ou tipo de combustível utilizado, a primeira dica é sempre manter a bateria em boas condições, para que não aconteçam falhas inoportunas.
Além disso, para que não haja uma sobrecarga desnecessária, certifique que os faróis, rádios e quaisquer outros componentes que usem energia do sistema estejam desligados. Isso para que não seja necessária uma força maior da bateria no momento de ligar o veículo. Ou seja, acione os equipamentos somente após a partida estar concluída.
Em climas mais frios, para uma partida sem problemas, o ideal é esperar o óleo circular no motor antes de sair com o carro. Evite acelerar o carro assim que ligar, pois ainda haverá óleo frio circulando e a prática pode causar falhas.
Motorizações diferentes requerem medidas distintas
Outras dicas também importantes vão variar de acordo com a motorização e até mesmo o período de fabricação dos veículos – uma vez que o uso de tecnologia usada é diferente.
Em veículos de motorização flex mais antigos, o tanquinho é um importante aliado no momento de dar a partida corretamente. Trata-se de um reservatório destinado à gasolina, que é injetada no motor com a função de melhorar a partida do carro.
Mesmo com o tanque tradicional abastecido com etanol, o importante é manter o tanquinho com gasolina. Ao ligar o carro, ela será usada para dar a partida no motor que será feita de forma mais fácil, uma vez que o combustível evapora mais facilmente que o etanol.
“Em dias frios, o motorista deve abastecer o tanquinho com gasolina, preferencialmente a aditivada, que previne a formação de resíduos. Também deve evitar que o dispositivo fique vazio, o que poderia danificar a bomba elétrica que alimenta o sistema, além de dificultar a partida”, orienta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.
Há veículos que contam com o sistema de pré-aquecimento, uma solução que visa aquecer o etanol no momento da partida. Nesse caso, a dica é aguardar as luzes da injeção do painel apagarem para assegurar que o sistema está pronto para a partida.
“Cada sistema tem um tempo de aquecimento pré-estabelecido que pode variar de veículo para veículo. Partir o motor com o combustível ainda frio irá dificultar a partida”, explica Mori.
Já no caso dos carros mais novos, os motores contam com injeção direta, onde o combustível é injetado em alta pressão no motor, o que dispensa o uso do sistema do tanque auxiliar para dar a partida no veículo a etanol com temperaturas baixas.
Hiromori explica que a elevada pressão do sistema de injeção já favorece a vaporização e a atomização do etanol. “Desse modo, a formação de combustível líquido é muito reduzida, o que também facilita a partida do motor”, aponta.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.