Dicas de manutenção de baterias para veículos comerciais 

Assim como qualquer outra peça de reposição, as baterias também requerem manutenção preventiva para que não sejam substituídas somente depois do surgimento de falhas, o que deixa o veículo parado até que a troca ocorra. No caso de veículos comerciais, como caminhões e ônibus, algumas horas de parada significam prejuízos e estresse para gestores e motoristas.

O engenheiro de aplicações e vendas da Clarios, empresa detentora da marca Heliar, o engenheiro Rodrigo Domingues, explica que com os devidos cuidados e manutenção adequada, a vida útil das baterias pode ser estendida e recursos, economizados.

(Foto: Divulgação)

5 dicas de manutenção de baterias para veículos de frotas 

Uma dúvida comum no momento de decidir o tipo de bateria para a frota é entre as opções por modelos com acesso (aberta) ou sem acesso (selada). De acordo com o engenheiro, não há diferença de aplicação entre os modelos. 

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Contudo, se o frotista não dispõe de um profissional dedicado a realizar a manutenção, o ideal é escolher uma bateria selada. “Optar por uma bateria com acesso, oferece a vantagem de poder completar a água ao longo do tempo e isso ajuda a aumentar a vida útil do produto”, esclarece

No entanto, esse ganho só se concretiza quando a manutenção é feita corretamente. Um item básico de manutenção da bateria que é completar a água pode se tornar um problema se utilizado o líquido incorreto. 

A água de torneira possui sais minerais que são condutores de energia e, se colocada dentro da bateria, ocasionam a autodescarga, que acarreta falhas diversas, deixando o veículo sem partida. Portanto, é importante utilizar água destilada ou desmineralizada para evitar o mau funcionamento.

Domingues ressalta que o nível d’água deve ser verificado antes do início da carga. “O nível do eletrólito nunca deve ficar abaixo das placas. O nível correto está especificado na caixa da bateria e em alguns modelos, na própria tampa”, afirma.

O engenheiro indica passos simples que devem ser checados para garantir que os veículos de uma frota operem normalmente no dia a dia:

  1. Segurança – Para fazer a manutenção, o recomendado é sempre usar roupas adequadas, óculos de segurança e luvas para evitar o contato da pele com o eletrólito. Outra dica é sempre optar por ferramentas isoladas e nunca adicionar ácido a uma bateria. As baterias devem ser mantidas limpas e secas e recarregadas (se houver necessidade) somente em áreas bem ventiladas.
  2. Carregamento – A água deve ser adicionada às baterias inundadas antes de carregar. O ciclo da carga deve ser acompanhado e interrompido caso haja anormalidades. Deve-se observar a temperatura das baterias durante a carga e, se necessário, interromper o ciclo e aguardar o resfriamento. A bateria deve ser carregada com no máximo 10% da capacidade de C20 – cargas superiores podem ocasionar a queima da bateria. O carregamento ocorre de forma lenta e, em alguns casos, pode levar até 48 horas para a carga completa – isso pode variar de acordo com o Ah da bateria e o estado de carga que ela se encontra.
  3. Limpeza – Os terminais da bateria e os terminais dos cabos precisam ser limpos regularmente. Isso pode ser feito com uma solução composta por uma colher de chá de bicarbonato de sódio diluído em 300 ml de água. É importantíssimo manter os terminais de contato limpos. Nunca utilizar spray lubrificantes ou graxa sobre os polos, pois esses materiais formam uma camada isolante.
  4. Torque – As conexões de fiação devem ser apertadas de acordo com as especificações do fabricante, tendo cuidado para não apertá-las demais, pois isso pode resultar em quebra do terminal. É importante se certificar de que há um bom contato com os terminais. Deve-se tomar cuidado ao substituí-los, pois terminais de má qualidade não oferecem o contato correto e isso causará falhas no sistema.
  5. Armazenamento – As baterias se autodescarregam gradualmente durante o armazenamento, por isso devem ser monitoradas constantemente e recarregadas, se necessário. Sempre acomodá-las em local fresco e seco e nunca expostas ao sol. A verificação de tensão deve ocorrer a cada três meses.

Veículos comerciais possuem cada vez mais equipamentos eletrônicos que necessitam da bateria compatível para seu correto funcionamento. Ao escolher o fornecedor de bateria, é importante observar o suporte oferecido, as garantias e a capacidade de cobertura.

Baterias para veículos comerciais (Foto: Divulgação/Heliar)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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