Caminhão elétrico da VW entra em pré-venda

A VW Caminhões e Ônibus anunciou o lançamento do e-Delivery. Além de ser um dos primeiros caminhões elétricos a venda no País, ele oferece novas tecnologias

Um marco histórico para a indústria de caminhões do Brasil. A VW Caminhões e Ônibus anunciou o lançamento do e-Delivery. Além de ser um dos primeiros caminhões elétricos a venda no País, ele oferece novas tecnologias. Sem falar dos serviços especiais de pós-venda.

Caminhão elétrico da VW entra em pré-venda

Os interessados já podem encomendar seus exemplares. Ele chega para ser uma solução mais econômica para empresas. Com foco no uso urbano, ele é mais um lançamento em uma categoria que está começando a crescer por aqui. Recentemente, a Jac Motors também apresentou um veículo com zero emissões de carbono. Porém, ele é importado da China.

Fabricado em Resende-RJ, o e-Delivery é o primeiro caminhão 100% elétrico em série a ser produzido em série no País. De acordo com a montadora alemã, ele foi feito em uma nova área da fábrica que é dedicada exclusivamente à eletrificação.

VW

Foto: Divulgação/VW Caminhões e Ônibus

Após passar pela mesma linha de montagem dos modelos diesel, elas vão para o e-Shop. Lá, os responsáveis instalam as baterias e ligam o veículo.

“O futuro chegou. Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado para a sociedade. E que agora culmina na chegada do e-Delivery”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.

Leia mais: Volkswagen anuncia sua estratégia até 2030

VW

Foto: Divulgação/VW Caminhões e Ônibus

A VWCO também garante todos os concessionários foram treinados para atender os clientes. Duas configurações diferentes serão oferecidas: o de 11 toneladas 4×2 e o de 14 toneladas 6×2. Ambos possuem diversos itens de segurança e conforto. Segundo a marca, cerca de 100 sensores e controles eletrônicos foram instalados.

Outros atributos

Ambas as configurações do VW e-Delivery usam o mesmo propulsor. Sua potência máxima é de 300 kW e torque de 2.150 Nm (desde as primeiras rotações). Uma das novidades é a suspensão pneumática.

VW

Foto: Divulgação/VW Caminhões e Ônibus

Seu sistema elétrico possui  650 volts. Com as baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), o caminhão urbano pode rodar por até 250 km (110 km, na versão 11 toneladas). De fábrica, ele vem com seis módulos de baterias. Porém, o cliente pode optar por apenas três.

Outro atributo do modelo é a capacidade de carga. Ele pode levar até 6.320 kg (9.055 kg no modelo de 14 toneladas). Já seu sistema de ar-condicionado e aquecedor, por exemplo, são independentes. Você pode conferir também a temperatura da bateria. Para melhorar a experiência a bordo, ele oferece sistema auxiliar de partida em rampa e o Eco-Drive Mode.

e-Consórcio

Foto: Divulgação/VW Caminhões e Ônibus

Não é só os números técnicos que fazem parte do pacote. A VWCO oferece algumas vantagens para os frotistas. O e-consórcio, por exemplo, busca orientar os clientes sobre a melhor solução de carregamento e energia para a aplicação visando ao melhor custo total de operação. Para isso, a fabricante fechou parcerias com algumas empresas especializadas.

Isso significa que uma equipe de especializada irá ajudar donos de empresas e trabalhadores autônomos a entrarem no mundo da eletrificação. No caso, o e-Consórcio prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria. Por fim, a montadora oferece ainda uma série de serviços de manutenção e revisão.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA