Dia do irmão: relembre alguns carros “gêmeos” que rodam no Brasil e no mundo
No dia 05 de setembro é comemorado o Dia do Irmão. Assim como nas famílias, o mundo automotivo também conta com casos de parentescos entre modelos.
Assim como nas famílias, o mundo automotivo também conta com casos de parentescos entre modelos. O Garagem360 listou alguns automóveis gêmeos que rodam – ou rodaram – no Brasil e no mundo. Confira na galeria especial.
LEIA MAIS: Conheça os carros mais vendidos nos EUA e na Europa em 2017
Harley-Davidson lança customização Café Racer para modelo Roadster
- Chevrolet Tracker/Suzuki Vitara: a segunda geração do jipinho japonês acabou servindo de base para o primeiro modelo do Tracker |Foto: Divulgação
- Suzuki Vitara |Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- Chevrolet Tracker |Foto: Divulgação
- Suzuki Vitara |Foto: Divulgação
- Citroën C2: a versão chinesa do modelo nada mais é que um Peugeot 206 com visual modificado |Foto: By Navigator84 – Own work, CC BY-SA 4.0, Link
- Peugeot 206 |Foto: Divulgação
- Citroën C2 |Foto: By Navigator84 (Own work) [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons
- Peugeot 206 |Foto: Divulgação
- Dodge Charger Daytona/ Plymouth Roadrunner Superbird: ambos foram versões radicais para competir na Nascar, em 1969, e era muito difícil distinguir os dois irmãos. |Foto: hz536n/George Thomas via Visualhunt / CC BY-NC-ND
- Plymouth Roadrunner |Foto: Jack Snell – Thanks for over 26 Million Views via Visualhunt / CC BY-NC-SA
- Dodge Charger Daytona |Foto: Chad Horwedel via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
- Plymouth Roadrunner |Foto: DVS1mn via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
- Dodge Challenger/ Plymouth Barracuda: em 1970, Challenger original foi lançado e no mesmo ano, ganhou uma versão mais simplificada da Plymouth, que foi batizada como a segunda geração do Barracuda |Foto: sv1ambo via Visual hunt / CC BY
- Plymouth Barracuda |Foto: sv1ambo via Visual Hunt / CC BY
- Dodge Challenger |Foto: sv1ambo via Visual Hunt / CC BY
- Plymouth Barracuda |Foto: sv1ambo via Visualhunt / CC BY
- Fiat Freemont: quando a marca italiana passou a ser dona da Chrysler, tratou de adaptar o Dodge Journey para vendê-lo sob sua bandeira |Foto: Divulgação
- Dodge Journey |Foto: Divulgação
- Fiat Freemont |Foto: Divulgação
- Dodge Journey |Foto: Divulgação
- Fiat Fullback: desenvolvida para o Oriente Médio e alguns mercados europeus, a picape baseada na nova L200 é fruto de uma parceiria entre a FCA e Mitsubishi |Foto: M 93 / Wikimedia Commons, via Wikimedia Commons
- Mitsubishi L200 |Foto: Murilo Mattos / Mitsubishi
- Fiat Fullback |Foto: © M 93 / Wikimedia Commons, via Wikimedia Commons
- Mitsubishi L200 |Foto: Murilo Mattos / Mitsubishi
- Ford Versailles: fruto da Autolatina, joint venture entre Ford e VW, era gêmeo do VW Santana |Foto: Divulgação
- VW Santana |Foto: Von Navigator84 – Eigenes Werk, CC BY-SA 3.0, Link
- Ford Versailles Royalle: assim como o sedã, era baseda na linha VW, no caso a Quantum |Foto: Reprodução
- VW Santana |Foto: sam_shearman via Visualhunt / CC BY-SA
- Isuzu D-Max/ Chevrolet S10: é vendida em alguns mercados europeus, sendo derivada da Chevrolet S10 |Foto: Divulgação
- Chevrolet S10 |Foto: Divulgação
- Isuzu D-Max |Foto: Divulgação
- Chevrolet S10 |Foto: Divulgação
- Mazda BT-50: nada mais é que a versão da marca japonesa da Ford Ranger |Foto: By order_242 from Chile (Mazda BT-50 SDX 2.2 TDCi 4×4 2013) [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons
- Ford Ranger |Foto: Divulgação
- Ford Ranger |Foto: Divulgação
- Saab 9-2X: vendida apenas nos EUA, era uma versão da Subaru Impreza SW |Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- Subaru Imprenza SW |Foto: Divulgação
- Saab 9-2X |Foto: By iota [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
- Subaru Imprenza SW |Foto: Divulgação
- Subaru BRZ: Projeto feito em conjunto entre Subaru e Toyota, ele ganhou uma versão de cada fabricante |Foto: By NJo (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
- Toyota GT-86 |Foto: © M 93 / Wikimedia Commons, via Wikimedia Commons
- Subaru BRZ |Foto: By Tennen-Gas (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
- Toyota GT-86 |Foto: By M 93, CC BY-SA 3.0 de, Link
- Volkswagen Apollo: mais um fruto da Autolatina, era irmão do Ford Verona |Foto: Divulgação
- Ford Verona |Foto: Por TO TAL;Cropped and digitally altered by uploader Mr.choppers – 21-24120738 Distribuição no Semáfaro .JPG, CC BY 3.0, Ligação
- Volkswagen Pointer/Logus: último projeto da Autolatina, a dupla era baseada no Ford Escort |Foto: Divulgação
- Volkswagen Logus |Foto: Divulgação
- Ford Escort |Foto: By IFCAR (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- Volkswagen Pointer |Foto: Public Domain, LinkFoto:
- Ford Escort |Foto: Paulph04 at English Wikipedia [GFDL or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
- Volkswagen Taro: uma Toyota Hilux com o emblema alemão. Foi uma tentativa da VW em ter uma picape média algumas décadas antes de lançar a Amarok |Foto: By Detectandpreserve – Own work, CC BY-SA 3.0, Link
- Toyota Hilux |Foto: By Tennen-Gas (Own work) [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
- Volkswagen Taro |Foto: By Detectandpreserve – Own work, CC BY-SA 3.0, Link
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.