Toyota Yaris Fielder ganha projeção especial e detalhes no design impressionam

A Toyota apresentou uma novidade importante na Tailândia. Trata-se da nova geração do Yaris Sedan, que foi lançada neste mês. O modelo vendido no local passou a contar com uma nova plataforma, um novo visual e novos equipamentos. Mas você já pensou se este carro tivesse uma versão perua? Uma projeção mostra como seria a Toyota Yaris Fielder.

Toyota Yaris Fielder
O novo Toyota Yaris Ativ foi mostrado no começo deste mês. Mas já pensou em uma perua baseada neste modelo? (Foto: Divulgação/Toyota)

Projeção mostra como seria uma Toyota Yaris Fielder baseada no novo Yaris Sedan

Este veículo foi pensado pelo designer Theophilus Chin. Em seu canal no Youtube, chamado de Theottle, ele mostrou o processo de criação da projeção. Além disso, divulgou o resultado final na conta do Instagram do canal (@theottle). O modelo usado como base é um Yaris Sedan de nova geração, que foi mostrado neste mês na Tailândia.

No local, o carro é chamado de Yaris Ativ. Ao longo da história, a marca japonesa já comercializou diversas peruas. Aqui no Brasil, por exemplo, a Toyota Corolla Fielder possui diversos fãs. O modelo foi vendido por aqui entre 2004 e 2008. Atualmente, com o crescimento dos SUVs, este tipo de carro já é bem raro.

VEJA TAMBÉM

Mas a Toyota não desistiu desta categoria. Na Europa, há o Corolla Touring Sports. Mas se existisse um “Toyota Yaris Fielder”? O modelo feito por Theophilus Chin usa como base o novo Yaris Ativ tailandês. Por isso, a station wagon traz a dianteira do sedã. Alguns detalhes desta região chamam a atenção. Um bom exemplo é a ampla grade frontal.

Já os faróis dianteiros (full-LED) possuem um visual moderno e lembram muito o conjunto usado no Corolla atual. Na lateral, a projeção traz as mesmas rodas de liga leve de 16 polegadas (que podem ser de dois tons). 

As diferenças começam na região da coluna C. Sai o estilo fastback e entra o estilo station wagon, ou seja, uma cintura mais alta e o vidro traseiro (depois das portas) maior. A traseira “Toyota Yaris Fielder” contaria com as mesmas lanternas traseiras em LED. O conjunto invade a região da tampa do porta-malas e está separado por uma barra.

Toyota Yaris Ativ (Foto: Divulgação/Toyota)

Lembrando que o novo Yaris Sedan (Yaris Ativ) será fabricado sobre a plataforma DNGA. O modelo mede 4.425 mm de comprimento, 1.740 mm de largura e 1.480 mm de altura. Isso signifca que a suposta versão perua teria um comprimento maior.

Lado interno e conjunto mecânico

Toyota Yaris Fielder
Toyota Yaris Ativ (Foto: Divulgação/Toyota)

O interior do Toyota Yaris Fielder” não foi projetado. Mas caso fosse lançado, o modelo provavelmente iria compartilhar a cabine do Yaris Ativ. Esta região do carro passou por uma grande evolução. O painel, por exemplo, lembra o do Yaris europeu. Destaque para o novo volante de três raios. Ao centro está a central multimídia de nove polegadas.

Lembrando que as versões mais baratas contam com um rádio touchscreen de oito polegadas. Este carro pode vir ainda com um display digital de sete polegadas (tela TFT) e um ar-condicionado automático. Um outro detalhe que chama a atenção é a barra logo abaixo da multimídia.

Toyota Yaris Ativ (Foto: Divulgação/Toyota)

Além disso, há partes revestidas em couro vermelho no painel e nos bancos. Este modelo pode contar ainda com seis airbags e o pacote Toyota Safety Sense. Na Tailândia, o sedã irá utilizar um motor 1.2 Dual VVT-I de quatro cilindros 16V aspirado. Este propulsor pode render uma potência de 94 cv e um torque de 11,2 kgfm.

O câmbio é um automático do tipo CVT (sete marchas simuladas). Há a expectativa da chegada de um conjunto híbrido para este modelo para o ano que vem. Além disso, o modelo hatchback deve ser revelado em breve. Aliás, o Garagem360 já trouxe uma projeção deste modelo que também foi feita por Theophilus Chin.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar