Dia do Trânsito: veja detalhes que mudam tudo quando o assunto é segurança

Dia do Trânsito: Alguns detalhes mudam tudo quando o assunto é segurança. Acompanhe!

O Dia do Trânsito, comemorado dia 25 de setembro, marca a criação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), mas também serve como um importante lembrete sobre a necessidade de conscientização e respeito às leis de trânsito.

Veja quais detalhes que às vezes passam despercebidos quando o assunto é segurança.

Dia do Trânsito – Detalhes que fazem a diferença

A segurança no trânsito é uma combinação de fatores, desde a infraestrutura das vias, passando pelo comportamento dos condutores e pedestres até as condições dos veículos. 

Pequenos detalhes, muitas vezes negligenciados, podem fazer a diferença e evitar acidentes:

Respeito às leis de trânsito

Trafegar acima da velocidade permitida, o uso do celular ao volante, cruzar o sinal vermelho, dirigir sob o efeito de álcool, entre outras infrações colocam em risco a sua segurança e a dos demais usuários da via. 

Existem inúmeros estudos e levantamentos que mostram as consequências das infrações de trânsito e como elas colocam as vidas das pessoas em risco. Cabe a todos os usuários zelar por essas vidas, respeitando a legislação e praticando a direção defensiva. 

Uso do cinto de segurança

Um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária revelou que o uso do cinto reduz em 4 vezes o risco do passageiro se ferir. E a chance de sobreviver em caso de acidente grave é sete vezes maior do que uma pessoa sem o cinto de segurança. 

Cadeirinha

A mesma importância do cinto para adultos vale para o uso de cadeirinha, inclusive a Resolução 277 do Contran determina que crianças abaixo de 10 anos sejam transportadas com assento adequado e no banco de trás.

A multa é de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira. 

Crianças menores de 10 anos não podem ser transportadas sem o assento adequado - Foto: Freepik
Crianças menores de 10 anos não podem ser transportadas sem o assento adequado – Foto: Freepik

Pedestres conscientes

Ao atravessar a rua, procure sempre usar um sinaleiro ou faixa de pedestres. Caso não tenha um próximo, sempre olhe para os dois lados e só atravesse quando tiver segurança para isso.

Porque a revisão é importante?

A revisão é fundamental para evitar acidentes e manter o carro em condições de rodar, evitando dores de cabeça futuras.

De acordo com a Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, itens como discos, pastilhas, óleo, filtros, fluídos, correia, tensores, amortecedores e itens que compõem a suspensão e cabos e velas de ignição, são fundamentais para uma manutenção preventiva.

“Grande parte das peças dos carros se conectam entre si, porém tem algumas que podem ser consideradas a base para todas as outras. Fazer uma revisão preventiva, além de ser muito mais em conta se compararmos a uma corretiva, também te resguarda de sofrer com o carro parar em meio a um trajeto com uma quebra inesperada, o que pode ocasionar um acidente”, afirma Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou.

A revisão evita acidentes, multas e custos que poderiam ser evitados - Foto: Freepik
A revisão evita acidentes, multas e custos que poderiam ser evitados – Foto: Freepik

Pneus carecas, lanternas quebradas, pane seca, entre outros problemas também podem render multa.

Mais do que as punições, é importante lembrar a responsabilidade do condutor de manter o carro em condições seguras para circular. O que inclui as revisões regulares, seguir o calendário de manutenções do fabricante e solucionar os problemas mecânicos assim que identificados.

Leia também: Nova lei de trânsito pode mudar de forma RADICAL o modo de direção dos motoristas: CNH suspensa e multa altíssima

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA