Dia do Trânsito: veja detalhes que mudam tudo quando o assunto é segurança

O Dia do Trânsito, comemorado dia 25 de setembro, marca a criação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), mas também serve como um importante lembrete sobre a necessidade de conscientização e respeito às leis de trânsito.

Veja quais detalhes que às vezes passam despercebidos quando o assunto é segurança.

Dia do Trânsito – Detalhes que fazem a diferença

A segurança no trânsito é uma combinação de fatores, desde a infraestrutura das vias, passando pelo comportamento dos condutores e pedestres até as condições dos veículos. 

Pequenos detalhes, muitas vezes negligenciados, podem fazer a diferença e evitar acidentes:

Respeito às leis de trânsito

Trafegar acima da velocidade permitida, o uso do celular ao volante, cruzar o sinal vermelho, dirigir sob o efeito de álcool, entre outras infrações colocam em risco a sua segurança e a dos demais usuários da via. 

Existem inúmeros estudos e levantamentos que mostram as consequências das infrações de trânsito e como elas colocam as vidas das pessoas em risco. Cabe a todos os usuários zelar por essas vidas, respeitando a legislação e praticando a direção defensiva. 

Uso do cinto de segurança

Um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária revelou que o uso do cinto reduz em 4 vezes o risco do passageiro se ferir. E a chance de sobreviver em caso de acidente grave é sete vezes maior do que uma pessoa sem o cinto de segurança. 

Cadeirinha

A mesma importância do cinto para adultos vale para o uso de cadeirinha, inclusive a Resolução 277 do Contran determina que crianças abaixo de 10 anos sejam transportadas com assento adequado e no banco de trás.

A multa é de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira. 

Crianças menores de 10 anos não podem ser transportadas sem o assento adequado - Foto: Freepik
Crianças menores de 10 anos não podem ser transportadas sem o assento adequado – Foto: Freepik

Pedestres conscientes

Ao atravessar a rua, procure sempre usar um sinaleiro ou faixa de pedestres. Caso não tenha um próximo, sempre olhe para os dois lados e só atravesse quando tiver segurança para isso.

Porque a revisão é importante?

A revisão é fundamental para evitar acidentes e manter o carro em condições de rodar, evitando dores de cabeça futuras.

De acordo com a Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, itens como discos, pastilhas, óleo, filtros, fluídos, correia, tensores, amortecedores e itens que compõem a suspensão e cabos e velas de ignição, são fundamentais para uma manutenção preventiva.

“Grande parte das peças dos carros se conectam entre si, porém tem algumas que podem ser consideradas a base para todas as outras. Fazer uma revisão preventiva, além de ser muito mais em conta se compararmos a uma corretiva, também te resguarda de sofrer com o carro parar em meio a um trajeto com uma quebra inesperada, o que pode ocasionar um acidente”, afirma Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou.

A revisão evita acidentes, multas e custos que poderiam ser evitados - Foto: Freepik
A revisão evita acidentes, multas e custos que poderiam ser evitados – Foto: Freepik

Pneus carecas, lanternas quebradas, pane seca, entre outros problemas também podem render multa.

Mais do que as punições, é importante lembrar a responsabilidade do condutor de manter o carro em condições seguras para circular. O que inclui as revisões regulares, seguir o calendário de manutenções do fabricante e solucionar os problemas mecânicos assim que identificados.

Leia também: Nova lei de trânsito pode mudar de forma RADICAL o modo de direção dos motoristas: CNH suspensa e multa altíssima

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar