Dicas importantes de segurança para motoristas de aplicativo

O Garagem 360 reuniu cinco dicas de segurança que são indispensáveis tanto para o passageiro quanto para motoristas de aplicativo.

Os aplicativos de mobilidade urbana, como Uber e 99, se tornaram parte do dia a dia do brasileiro. Sua popularidade é tamanha que em pesquisa realizada pela agência Endemol, encomendada pelo PayPal, apontou que 62% dos usuários preferem a solução de deslocamento fornecida pelas empresas junto aos motoristas de aplicativo, do que simplesmente depender de seu próprio veículo. 

Outra pesquisa, da IDC, traz dados interessantes sobre a segurança dos clientes. 75% dos brasileiros que usufruem dos serviços de aplicativos para mobilidade, dizem se sentir mais seguros com a viagem desta modalidade. O que vai contra a algumas denúncias graves contra motoristas parceiros ou contra o elevado número de furtos contra os mesmos, que proporcionou debate na esfera parlamentar.

Para quem está no volante, adotar medidas de proteção na rotina é fundamental. De acordo com a 99, a empresa detém mais de 50 recursos disponíveis antes, durante e depois das viagens. A Uber também passou por atualizações que deixam as viagens mais seguras. Tais iniciativas trouxeram resultados concretos: redução de 38% dos casos de violência contra motoristas parceiros por milhão de corridas.

Abaixo, o Garagem 360 reuniu cinco dicas de segurança que são indispensáveis. Confira, a seguir.

1 – Checagem de passageiros

A Uber anunciou atualizações no padrão de segurança, que a partir de agora, podem ser acessadas mais facilmente

Checagem de passageiros é vital para controle de segurança dos motoristas de aplicativo (Foto: Freepik)

A 99 é um exemplo de serviço que disponibiliza aos motoristas parceiros as informações sobre o passageiro antes do aceite da corrida, como confirmação de que o perfil foi verificado, frequência de uso do aplicativo, nota de avaliação, destino da corrida e zonas de risco. 

A empresa solicita ainda, obrigatoriamente, que todos os passageiros insiram CPF ou cartão de crédito válidos antes da primeira viagem. Randomicamente e quando identificada uma corrida suspeita via inteligência artificial, é solicitado selfies do passageiro com um sistema que reconhece se é o rosto de uma pessoa real que está aparecendo.

2 – Gravação de áudio

Localizada no escudo azul do app, a ferramenta pode ser acionada a qualquer momento durante a corrida, caso o motorista se sinta desconfortável no carro. 

A gravação ajuda a prevenir comportamentos inadequados, além de auxiliar a plataforma a aplicar medidas corretivas como bloqueio contra o passageiro ou motorista em algumas situações. Nenhuma das partes é notificada quando a funcionalidade é usada e os dados são criptografados e armazenados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

3 – Câmeras de segurança 

O dispositivo é instalado próximo ao retrovisor central do veículo e conta um botão de segurança físico em uma posição sigilosa dentro do carro que pode ser ativada pelo motorista a qualquer momento acionando a Central de Segurança da 99. Suas lentes olho de peixe proporcionam uma visão panorâmica do veículo e contam com um modo noturno, além de registrar som. Ela ainda possui sistema antifurto.

No primeiro semestre deste ano foram realizadas cerca de 6,5 milhões de corridas com câmeras de segurança instaladas nos veículos. A expectativa é que até o final do ano, incluindo as atuais instaladas, o número chegue a 14 mil câmeras nos veículos dos motoristas parceiros da plataforma.

4 – Compartilhamento de rota 

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Compartilhamento de rota é uma das medidas de segurança em corridas de aplicativo (Foto: Pixabay)

Todas as corridas podem ser compartilhadas com seus contatos de confiança inseridos no app, no menu “Central de Segurança”. Em adicional, as viagens são monitoradas em tempo real, via GPS, e caso seja identificada alguma anormalidade, como trajeto acima do tempo, ativa protocolos, que incluem contato com o motorista e o passageiro, aciona a Central de Segurança e envia a uma patrulha, composta por equipes especializadas que, em motocicletas ou carros, prestam apoio presencial.

5 – Central de Segurança 

Equipes multidisciplinares estão 24 horas por dia e 7 dias por semana trabalhando na Central de Segurança para oferecer o melhor atendimento e apoio aos motoristas parceiros que precisarem de qualquer tipo de suporte. O contato pode ser feito via app ou por telefone.

A Uber anunciou atualizações no padrão de segurança, que a partir de agora, podem ser acessadas mais facilmente

(Foto: Freepik)

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Arthur Quaresma
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Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

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