Dia do Motorista: 4 pontos que precisam de revisão regular para garantir uma direção segura
No dia 25 de julho é celebrado o Dia do Motorista e para evitar problemas com o veículo nesta semana, confira 4 pontos de revisão regular.
O dia 25 de julho é celebrado como o Dia do Motorista e para evitar qualquer problema com seu veículo nesta semana, confira 4 pontos de atenção na revisão regular.
Dicas de revisão na semana do motorista
A penúltima semana de julho representa um período de homenagem para o motorista brasileiro, que tem no dia 25 sua data.
Aliado a isso estão as dicas e recomendações para evitar problemas, dos mais simples aos mais complexos com os veículos que tanto otimizam o tempo no dia a dia.
Dos sistemas de iluminação até o motor, muitos são os componentes essenciais para o pleno funcionamento do carro.
Confira a seguir, 4 pontos que necessitam de revisão regular para evitar transtornos logo na semana do Motorista, como orientado pela Nakata, empresa de acessórios automotivos.
Motor
Não é preciso ser um especialista para saber que o motor é talvez o item mais importante de um carro.
Dessa forma, ficar de olho na condição dos fluidos como óleo do motor e líquido de arrefecimento do radiador, é essencial para garantir o bom funcionamento do veículo.
Também é interessante conferir sempre que possível, o fluido de direção hidráulica e de embreagem.
Um motor com componentes em bom estado entrega um bom desempenho do veículo, assim como garante menor consumo de combustível.
Freios
Também é indispensável um bom funcionamento dos freios, afinal não tem risco maior do que andar com um veículo comprometido em suas funções de paragem.
O sistema de freios deve ser checado frequentemente em itens como: pastilhas, discos, lonas, tambores, cilindros e fluido de freio.
Para ficar por dentro de mais dicas e serviços do mundo automotivo, acesse o portal do Garagem360 e o Canal no Youtube!
Suspensão
A suspensão, responsável pela estabilidade e dirigibilidade, precisa estar em bom estado para uma segurança ainda maior nas vias.
Na suspensão, componentes como amortecedores, bandejas, buchas, coxins, pivôs e terminais de direção, são os principais alvos de manutenção.
Sistema de iluminação
As luzes de sinalização do veículo têm papel importante, pois identificam e comunicam perigos de cara.
Dessa forma, é fundamental verificar faróis, lanternas, luzes de freio e sinalização antes de sair pelas ruas, principalmente à noite.
Não se esqueça também de garantir boas palhetas para auxiliar em situações como chuvas.
Vale lembrar que uma visibilidade adequada pode evitar acidentes, inclusive fatais.
Escolha uma boa oficina
Nem sempre é possível escolher a melhor oficina, porém, uma dica valiosa é realizar as manutenções em um local de confiança.
Assim, caso os profissionais de uma oficina não passem confiança na inspeção, migre para outro local, afinal, você não vai querer problemas mecânicos sucessivos no veículo.
Confira também: Oficinas mecânicas online? Encontrar peças para o seu veículo fica cada vez mais fácil
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.