6 problemas mecânicos que podem ser evitados e custam CARÍSSIMO na oficina

Ter um carro é sinônimo de praticidade e mobilidade, mas para garantir a “saúde” do seu amigo é preciso tomar alguns cuidados. Alguns problemas mecânicos, por exemplo podem ser solucionados antes que se tornem uma “bola de neve”. 

Para te ajudar a evitar transtornos e gastos além do necessário, preparamos este post com os 7 problemas mecânicos sérios se negligenciados. 

Quais problemas mecânicos podem ser evitados? Foto: Freepik
Quais problemas mecânicos podem ser evitados? Foto: Freepik

Quais problemas mecânicos podem ser evitados?

Sem muita conversa, vamos aos defeitos:

1. Pane elétrica

A pane elétrica ocorre quando o carro para de funcionar de forma repentina por falhas no sistema elétrico. Começa com dificuldades para ligar o automóvel, acendimento das luzes ao dar partida e pode se estender a vazamentos de ácido.

Para evitá-la é só fazer a manutenção do alternador e da bateria, trocando-a a cada 2 ou 3 anos, de acordo com a recomendação do fabricante. 

2. Motor fundido

A fundição do motor ocorre quando seus componentes aquecem, comprometendo-os de forma definitiva. Entre eles estão pistão, anéis, retentores e válvulas. 

Para evitar este que é um dos problemas mais graves é apenas trocar e manter o nível do óleo lubrificante. Ele é responsável por proteger o motor, evitando o atrito excessivo entre as peças, levando ao desgaste prematuro. 

Troca de óleo pode evitar vários problemas - Foto: Freepik
Troca de óleo pode evitar vários problemas – Foto: Freepik

3. Quebra do câmbio

Defeitos no conjunto do câmbio ao longo do tempo são comuns, no entanto é possível aumentar a vida útil do sistema. A melhor forma é manter a manutenção em dias e fazer a troca do fluido da direção periodicamente. 

Além disso, observe os seguintes sinais e leve-o ao mecânico rapidamente: 

  • marchas que escapam
  • marcha arranha antes de engatar com frequência
  • folga ao pisar na embreagem
  • trepidações ao arrancar
  • alavanca se movimenta sozinha. 

4. Problemas no sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é formado por mangueiras, radiador, ventoinha, bomba d’água, vaso de expansão, válvula termostática e o radiador. É um sistema complexo, mas que funciona bem, desde que você evite usar água da torneira e adicionar o líquido de arrefecimento. 

Do contrário, pode esperar uma série de problemas que começam com a corrosão dos componentes do sistema, passam pelo aquecimento do motor e terminam com sua fundição. 

Leia também:

Ferveu – Dicas e cuidados com o sistema de arrefecimento. 

5. Disco de freio empenado

Os freios estão entre os componentes que mais exigem atenção em um veículo. Negligenciar sua revisão pode levar ao desgaste das pastilhas e como consequência um desgaste maior do disco de freio, que vai empenar, exigindo sua troca antes do tempo. 

No pior dos casos, vai comprometer o sistema hidráulico, colocando em risco a sua segurança e a de outras pessoas. 

Mais uma vez, são problemas evitados com a manutenção periódica, assim como a troca das pastilhas e do fluido de freio. 

Troque as as pastilhas de freio com regularidade para evitar a troca do disco de freio - Foto: Freepik
Troque as as pastilhas de freio com regularidade para evitar a troca do disco de freio – Foto: Freepik

6. Eixo da roda empenado

O eixo de roda pode empenar por vários motivos. Os mais comuns envolvem os pneus e a suspensão em um efeito cascata ocasionado pela negligência. 

Portanto, dê atenção a pontos como pneus, que precisam estar calibrados e não podem estar desgastados, e a suspensão. 

Alinhe rodas e faça o balanceamento ao primeiro sinal de que o carro está puxando para um dos lados. Quanto a suspensão, faça a revisão periódica a cada 10 mil km ou se sentir algum desconforto ou ruído ao dirigir.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar