Devo abastecer com gasolina comum ou aditivada?
Você sabe qual é a melhor opção, abastecer com gasolina comum ou aditivada? Se você também tem dúvidas, esse post vai te ajudar!
Você sabe a diferença entre gasolina comum e aditivada? Além disso, sabia que você pode estar sendo enganado e nem sabia? Calma, te explico!
Qual a melhor escolha, gasolina comum ou aditivada?
É muito comum encontrar, em postos de abastecimento, combustíveis aditivados como uma opção benéfica e inovadora em comparação aos convencionais.
Essa diferença está ligada aos aditivos, substâncias químicas adicionadas aos combustíveis para melhorar seu desempenho e qualidade.
Diferentemente dos combustíveis comuns, os aditivados passam por um processo de enriquecimento químico que melhora suas propriedades.
Então, além de otimizar a queima do combustível, eles também limpam, protegem e reduzem o atrito nos componentes do motor, resultando na redução de paradas para abastecimento, na eficiência energética e na prolongação da vida útil do motor.
Segundo levantamento divulgado pelo Posto Ipiranga, essas vantagens podem trazer uma economia superior a 4% no tanque de combustível aditivado, gerando um ótimo custo-benefício para os motoristas.
E isso sem contar os benefícios econômicos e ambientais, já que os aditivos ainda desempenham um papel fundamental na redução das emissões de gases de efeito estufa.
De forma mais direta você pode inserir o aditivo no combustível de duas formas:
- uma delas é já comprando o combustível aditivado
- e a segunda forma é usando a gasolina comum e comprando um aditivo de forma separada.
Mas qual é a melhor opção?
Comprar combustível aditivado ou comprar o aditivo separado?
Para que você não caia em golpes, o mais recomendado é justamente abastecer o automóvel com gasolina comum e inserir o aditivo de forma separada.
Acontece que hoje não há uma fiscalização de quanto aditivo é inserido na gasolina. Ou seja, o distribuidor pode simplesmente pegar uma quantidade muito grande de gasolina, colocar uma quantidade mínima de aditivo e te vender como aditivado, porque realmente foi.
Porém, essa quantidade tão pequena pode não ter o efeito que você deseja.
Porém, é preciso deixar claro que não significa que toda distribuidora age assim, de má fé.
No entanto, se hoje nossos postos de combustíveis quase não possuem uma fiscalização para a gasolina comum, imagina para o aditivo que é usado nela.
Dessa forma, o mais indicado é você abastecer o seu tanque normalmente, com gasolina comum e adicionar um aditivo à parte.
Assim você terá o real controle do que está sendo colocado ali dentro do tanque e poderá garantir todos os benefícios que o combustível aditivado pode te gerar.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.