Toyota testa Corolla Cross com motor turbo movido a hidrogênio

Nos últimos cinco anos, os veículos 100% elétricos assumiram protagonismo no mercado automotivo global. Maior montadora do mundo em volume de vendas, a japonesa Toyota parece estar bem atrás de outros importantes fabricantes de automóveis quando o assunto é a eletrificação da frota utilizando modelos movidos a bateria. E esta não é uma questão de defasagem tecnológica e sim estratégica.

A Toyota também acredita firmemente que é muito cedo para se concentrar em uma única solução de emissão zero e, portanto, está desenvolvendo simultaneamente células de combustível de hidrogênio e tecnologia de combustão de hidrogênio juntamente com a tecnologia de bateria elétrica.

Seguindo essa estratégia, a Toyota criou o carro-conceito Corolla Cross H2 de combustão de hidrogênio, que se encontra em fase de desenvolvimento e prestes a iniciar testes no Japão.

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Conheça a tecnologia de combustão de hidrogênio usada no Corolla Cross

Toyota testa Corolla Cross movido a hidrogênio
Corolla Cross ganha motor a combustão movido a hidrogênio (Foto: Divulgação/Toyota)

“Em um mundo de necessidades de clientes e ambientes de mercado dramaticamente variados, a abordagem da Toyota para a neutralidade de carbono é desenvolver e oferecer várias tecnologias para apoiar os clientes em suas jornadas individuais para emissões zero”, posiciona-se a marca.

Este ano, por meio da equipe Rookie Racing, a Toyota participou de todas as corridas de resistência Super Taikyu no Japão com um GR Corolla H2 de combustão a hidrogênio. Durante esse tempo, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, assumiu o volante em todas as corridas para avaliar e contribuir para o desenvolvimento.

Fora do Japão, em agosto deste ano, um veículo Toyota com motor a hidrogênio rodou pela primeira vez em vias públicas europeias quando o GR Yaris H2 foi testado em uma demonstração no WRC em Ypres, na Bélgica.

Esta atividade regular e intensa do automobilismo ajudou a acelerar a atividade de desenvolvimento e o progresso técnico. Ao longo de uma temporada do Super Taikyu, a Toyota conseguiu aumentar a potência de combustão de hidrogênio em 24% e o torque em 33%, alcançando o avanço do desempenho dinâmico a par de um motor a gasolina convencional. 

Além disso, a autonomia foi ampliada em cerca de 30% e o tempo de reabastecimento reduzido de aproximadamente cinco minutos para um minuto e meio. Além do uso de hidrogênio, a Toyota está trabalhando em conjunto com empresas interessadas nas áreas de produção e transporte de hidrogênio verde.

O protótipo de SUV a hidrogênio da Toyota

Toyota testa Corolla Cross movido a hidrogênio
Toyota Corolla Cross H2 (Foto: Divulgação/Toyota)

Este progresso tecnológico deu aos engenheiros da Toyota a confiança para criar um protótipo de carro para uso convencional, em cidade e estrada: o Corolla Cross H2 Concept.

Ao equipar o motor 1.6 turbo de 3 cilindros do GR Corolla com tecnologia de injeção direta de hidrogênio de alta pressão, e adicionando o know-how em tanque de hidrogênio do Toyota Mirai, a Toyota foi capaz de criar o protótipo Corolla Cross H2 a hidrogênio, que teve o espaço interno preservado e pode transportar até cinco pessoas e suas bagagens.

Como o motor turbo é movido a hidrogênio, não há emissão de poluentes. A avaliação no mundo real está sendo realizada juntamente com o desenvolvimento digital em andamento, com o veículo em breve iniciando os testes de inverno no norte do Japão.

“Os principais méritos da combustão de hidrogênio incluem a capacidade de alavancar tecnologias existentes de motores de combustão interna, tempos de reabastecimento rápidos e a clara redução no uso e necessidade de elementos de suprimento limitado, como lítio e níquel”, destaca a Toyota. 

Ao adaptar as tecnologias existentes e alavancar os investimentos já existentes, a combustão de hidrogênio pode levar a soluções de redução de carbono amplas e acessíveis mais rapidamente, segundo avalia a montadora japonesa.

Afora o sistema de propulsão a hidrogênio, o Corolla Cross H2 guarda as mesmas características do Toyota Corolla Cross movido a combustíveis fósseis, que é vendido no Brasil em versões 2.0 flex e 1.8 híbrido flex.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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