Deu ruim! Volvo acaba com a festa dos donos de elétricos: veja as novas restrições

Deu ruim! Volvo acaba com a festa dos donos de elétricos: veja as novas restrições para frear o uso de usuários de outras marcas.

A Volvo Cars Brasil anunciou novas regras para o uso de seus eletropostos no país. Visando reduzir a farra da concorrência, a montadora acabou com a recarga gratuita para donos de elétricos de outras marcas. 

Volvo acaba com a festa dos donos de elétricos - Foto: Divulgação
Volvo acaba com a festa dos donos de elétricos – Foto: Divulgação

 

A Volvo começou a cobrar a recarga dos donos de elétricos de outras marcas?

Sim, desde o dia 10 de julho de 2024, os donos de elétricos de outras marcas que não sejam da Volvo serão cobrados pelas seguintes taxas:

R$ 4 por kilowatt-hora (kWh) – este valor se aplica à energia consumida durante a recarga. 

R$ 2,50 por recarga – a taxa de conectividade será cobrada a cada início de recarga. 

R$ 5,00 de taxa de ociosidade por minuto – após 15 minutos de finalizada a recarga, o proprietário será cobrado em R$ 5,00 o minuto pela ocupação além do tempo da vaga. O objetivo é desincentivar que os usuários usem os eletropostos como estacionamento. 

Já os proprietários da Volvo não será cobrados pelo consumo ou taxa de conectividade. Apenas aos R$ 5,00 de taxa de ociosidade após os 15 minutos de tolerância. 

Vale ressaltar que as novas regras se aplicam apenas aos eletropostos rápidos da Volvo. Os carregadores Wallbox, mais lentos e presentes em residências e estacionamentos, não possuem a tecnologia necessária para identificar a marca dos veículos. 

A justificativa da Volvo se dá pela maioria do uso por carros de outras montadoras. De acordo com a empresa 75% das recargas realizadas em seus carregadores DC foram para carros de outras fabricantes. 

Leia também:

Volvo promete mais do que dobrar número de eletropostos rápidos instalados no Brasil em menos de um mês.

Volvo acaba com a festa dos donos de elétricos - Foto: Divulgação
Eletroposto Volvo – Foto: Divulgação

Investimento constante em infraestrutura de eletrificação

A marca sueca começou a instalar seus eletropostos no Brasil em 2022 e no ano seguinte já era responsável por 40 mil recargas, um consumo aproximado de 1.000.000 kWh. 

No entanto, ao identificar que a maior parte do consumo é das empresas rivais, a Volvo optou por investir em seus próprios clientes, o que levou ao ajuste na estratégia dos eletropostos. 

“Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil, e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca. Com isso, é esperado que a infraestrutura para atender os veículos elétricos amadureça cada vez mais.

Este é um novo passo que se torna necessário para seguirmos evoluindo de forma segura e abrangente, além de aprimorarmos o nosso atendimento, monitoramento e cobertura”, explica Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

O impacto pode ser grande, uma vez que a Volvo é uma das marcas que mais investiram em infraestrutura de carregamento, com mais de mil eletropostos e instalando 101 eletropostos rápidos em rodovias.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA