Detran flagra aulas práticas sendo feitas sem presença de instrutores e alunos: veja consequências

A Corregedoria do Detran – RJ flagrou quatro aulas práticas sendo realizadas sem a presença de instrutores ou mesmo alunos em uma autoescola. 

O flagrante foi feito por agentes em visitas de rotina a uma autoescola em Campo Grande, bairro do Rio de Janeiro.

Na ocasião, foi constatado que as aulas foram iniciadas com moldes de silicone, uma vez que não havia presença de ninguém na área reservada para as aulas. 

Alunos e instrutores usaram moldes de silicone para fraudar identificação nas aulas práticas - Foto: Detran/RJ
Alunos e instrutores usaram moldes de silicone para fraudar identificação nas aulas práticas – Foto: Detran/RJ

Detran flagra aulas práticas sendo feitas sem presença de instrutores e alunos

Em diligência ao local, os agentes encontraram os moldes com digitais de alunos e instrutores usados para burlar o sistema de identificação digital que registra a presença em aulas práticas e teóricas. 

A autoescola foi interditada e os possíveis responsáveis encaminhados à 35ª Delegacia de Polícia (Campo Grande), mas ninguém foi detido. 

O Detran abriu processo administrativo que pode gerar o descredenciamento do Centro de Formação de Condutores. Além disso, os alunos envolvidos terão as aulas canceladas e podem responder a processos criminais. 

O que é proibido aos alunos em processo de obtenção da carteira de motorista?

Além de evitar esse tipo de fraude, os alunos que estão tirando CNH não podem:

  • Conduzir veículo da autoescola sem a presença de um instrutor – Nesse caso é reprovação e suspensão do processo por 6 meses.  
  • Se o aluno for pego dirigindo outro veículo estará cometendo infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 880,41 (multa de infração gravíssma multiplicada por 3) mais a suspensão do processo de habilitação pelo prazo de (06) seis meses. Em caso de reincidência, o tempo de espera aumenta para 1 ano.
  • Conduzir o veículo da autoescola sem a LADV – Licença para Aprendizagem de Direção Veicular. Pode ser advertido ou ter o processo suspenso por 6 meses. 
Veja o que não pode fazer durante o processo de obtenção da CNH - Foto: Detran/PR
Veja o que não pode fazer durante o processo de obtenção da CNH – Foto: Detran/PR

Leia também:

Processo da emissão da CNH terá tempo estendido em 2024 

  • Ultrapassar o limite de velocidade: Se o aluno não respeitar os limites de velocidade pode ser reprovado na prova prática e o instrutor multado, já que o veículo está em seu nome. Se isso ocorrer, o mesmo pode transferir a responsabilidade para o aluno, que deverá arcar com os custos da multa.  
  • Conduzir o veículo (mesmo que da autoescola com o instrutor) sobre o efeito de álcool ou drogas ilícitas – Nesse caso será reprovado automaticamente no exame que ainda não fez e terá o processo suspenso por seis meses. Em caso de reincidência, o tempo de espera aumenta para 1 ano.
  • Além disso, o aluno não pode cometer nenhuma infração de trânsito. Dependendo da infração, é reprovado e terá o processo suspenso por 6 meses (1 ano em caso de reincidência).

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar