Uma nova possibilidade do Detran tem como objetivo viabilizar a realização do exame teórico da CNH de forma remota, ou seja, totalmente digital.
A possibilidade defende justamente a facilidade que o exame remoto pode proporcionar, além de menos burocracia e a disposição para que os candidatos tenham datas mais flexíveis para realizar a prova.
Veja todos os detalhes que o Garagem360 reuniu!
Proposta do Detran pode permitir realizar o exame teórico da CNH de forma remota
A tecnologia avança dia após dia, e agora, a tendência é que a praticidade do mundo digital conte com cada vez mais facilidades em diferentes âmbitos.
Esse é justamente o caso da nova proposta do Departamento Estadual de Trânsito, mais especificamente, do órgão do Mato Grosso do Sul.
A ideia é simples: permitir que os candidatos possam realizar o exame teórico da CNH de forma remota, assim como já acontece em outros locais, como por exemplo, na Paraíba, desde 2022.
“[..] Hoje, muitos municípios de MS, recebem a aplicação desse exame apenas uma vez ao mês. Nesse formato, que credencia os CFC´s para aplicar o exame, o cidadão poderá ter esse atendimento diariamente”, aponta Rodrigo Sodré, assessor de presidência do Detran-MS.
Como funciona o exame teórico do Detran?
O exame, atualmente, é realizado de forma presencial no local mencionado pela autoescola e pelo Detran. Normalmente, a realização acontece em uma sede do órgão.
Assim, são cerca de 30 questões de múltipla escolha, cujo objetivo é aprovar somente aqueles que obtiverem mais de 70% de acertos na prova.
Em relação à data de aplicação, é comum que os exames sejam aplicados “em massa”, ou seja, em uma data X, que é válida para todos os inscritos.
Você também pode se interessar: CNH provisória: por quanto tempo é válida? Veja o que pode e não pode
E como deverá funcionar o exame remoto?
De uma forma simples, a estrutura do exame deverá se manter a mesma. No entanto, um dos principais diferenciais é a flexibilidade para as datas.
Isto é, no caso do Detran-MS, por exemplo, atualmente, o exame é realizado apenas uma vez por semana. Caso a aplicação se torne remota, o candidato poderá ter acesso diário à prova, e assim, realizá-la quando for possível.
Vale destacar que esse tipo de exame ainda conta com diversos mecanismos de segurança, como por exemplo, biometria e sensor de movimento, para garantir que o aluno esteja olhando apenas para seu computador.
Por fim, a proposta segue em estudo pelo Detran do Mato Grosso do Sul, e é possível que cada vez mais estados optem pela adoção do exame remoto.
Aproveite para conferir: IRPF 2024: saiba como declarar o seu veículo no imposto