Descubra o porquê dos pneus serem pretos
Uma das principais características dos pneus é a sua cor preta. Porém, ele recebe essa tonalidade por conta de um material específico. Durante a produção.
Uma das principais características dos pneus é a sua cor preta. Porém, ele recebe essa tonalidade por conta de um material específico. Durante seu processo de produção, o chamado negro de fumo é adicionado aos compostos. Semelhante à fuligem, ele é empregado como reforço para a borracha natural e acaba sendo o responsável pela sua coloração.
O negro de fumo é fabricado industrialmente há quase 150 anos e inicialmente seu uso como pigmento auxiliou o segmento de tintas. Hoje, ele é um dos principais ingredientes empregados na fabricação de um pneu, sendo produzido em mais de uma dezena de diferentes tipos. A quantidade e os tipos utilizados desse material em cada pneu são segredo industrial e é essa delicada equação que determinará as suas principais características.
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“O emprego do negro de fumo é um fator decisivo não só para a durabilidade do pneu, como para a sua aderência ao piso, a sua resistência ao rolamento e também a temperaturas elevadas. Ele responde, em média, por mais de 20% do peso e é a combinação entre os diversos tipos desse material que definirá a performance final do produto”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus, integrante de um dos maiores grupos sistemistas do mundo.
Por meio do emprego de pigmentos e sílica é possível obter pneu coloridos, como os que equipam as bicicletas infantis. Mas, as tentativa da indústria em comercializar pneus coloridos para automóveis não foram bem aceitas pelo consumidor. Por ser a cor que mais disfarça a sujeira e como nem sempre trafegamos em estradas limpinhas que acabaram de ser lavadas, o preto herdado do negro de fumo não parece ter que temer concorrentes coloridos.
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Por falar em pneus, confira na galeria as medidas de calibragem de alguns carros brasileiros.
- Chevrolet Onix: 35 psi | Foto: Divulgação
- Hyundai HB20: 32 psi | Foto: Divulgação
- Ford Ka: 30 psi para até três pessoas e 35 psi para carga total | Foto: Divulgação
- Volkswagen up: 29 psi nos pneus dianteiros e 26 psi nos traseiros | Foto: Divulgação
- Chevrolet Prisma: 35 psi | Foto: Divulgação
- Fiat Argo: 32 psi | Foto: Divulgação
- Toyota Corolla: 30 psi | Foto: Divulgação
- Jeep Compass: 35 psi nos pneus dianteiros e 32 psi nos pneus traseiros | Foto: Divulgação
- Fiat Mobi: 32 psi | Foto: Divulgação
- Honda HR-V: 32 psi nos pneus dianteiros e 30 psi nos pneus traseiros | Foto: Divulgação
- Nissan Kicks: 32 psi nos pneus dianteiros e 29 psi nos pneus traseiros | Foto: Divulgação
- Toyota Etios: 32 psi nos pneus dianteiros e 29 psi nos pneus traseiros | Foto: Divulgação
- Hyundai Creta: 33 psi para até três pessoas e 36 psi para carga total | Foto: Divulgação
- Honda Fit: 32 psi nos pneus dianteiros e 30 psi nos pneus traseiros | Foto: Leo Alves
- Ford Ecosport: 30 psi para até três pessoas e 35 psi para carga total | Foto: Divulgação
- Jeep Renegade: 35 psi nos pneus dianteiros e 32 psi nos pneus traseiros | Foto: Divulgação
- Toyota Etios Sedan: 32 psi | Foto; Divulgação
- Chevrolet Tracker: 35 psi | Foto: Divulgação
- Chevrolet Spin: 35 psi | Foto: Divulgação
- Chevrolet Cruze Sedan: 32 psi para até três pessoas e 35 psi para carga total | Foto: Divulgação
- Honda WR-V: 32 psi nos pneus dianteiros e 30 psi nos pneus traseiros | Foto: Divulgação
- Nissan Versa: 32 psi nos pneus dianteiros e 44 psi nos pneus traseiros | Foto: Divulgação