Descarte de baterias de carros elétricos não será mais problema
A alta dos carros elétricos vem acompanhada temas como o descarte de baterias. Porém, essa solução pode ter sido encontrada pela Stellantis.
A ascensão dos carros elétricos no Brasil vem acompanhado de alguns temas que antes era desconhecido do grande público. Assim como a estrutura para carregamento destes veículos, outro ponto discutido é sobre o descarte de baterias. Porém, essa solução pode ter sido encontrada pela Stellantis.
Destino para baterias de carros elétricos
A Stellantis, uma das principais montadoras do mundo, assinou um acordo com a multinacional Orano para reciclagem de baterias dos carros elétricos.
A iniciativa visa acabar com um dos principais problemas dos veículos eletrificados, o descarte das baterias de forma não sustentável.
Dessa forma, a parceria anunciada nesta terça-feira (24) espera estabelecer uma joint venture para a reciclagem de baterias de veículos elétricos no fim da vida e resíduos das mega fábricas na Europa e América do Norte.
A iniciativa faz parte da estratégia global Dare Forward 2030 da Stellantis, com objetivos ambiciosos de descarbonização do meio ambiente.
Do mesmo modo, a produção se iniciará no primeiro semestre de 2026, reutilizando os ativos e as unidades existentes da Stellantis, porém ainda é necessário a firmação de acordo definitivo entre as empresas.
“Os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas confirmaram a necessidade de encontrar soluções como esta da Orano para enfrentar o desafio da escassez de recursos naturais e da sustentabilidade”, declarou Alison Jones, vice-presidente da Stellantis.
Reciclagem
A joint venture criada entre Stellantis e Orano capitalizarão tecnologia de baixo carbono para romper com os processos danosos ao ambiente, como ocorrem em muitos casos atualmente.
Dessa maneira, a recuperação de todos os materiais das baterias de íons de lítio e a fabricação de novos materiais catódicos serão possíveis.
O novo acordo produzirá também materiais conhecidos como “massa negra” ou “massa ativa”, que contribuirão para a ‘’economia circular’’.
Além do novo sistema para reciclagem de baterias, a Orano também auxiliará a Stellantis com uma nova solução para gerir baterias atuais em fim de vida.
A expectativa é de que esses investimentos para readequação e melhoraria das competências dos colaboradores da Stellantis e da Orano, possam abrir perspectivas sustentáveis para todo o segmento.
Dare Forward
A criação de uma joint venture para reorganização do sistema de descarte de baterias é mais uma etapa do Dare Forward 2030 da Stellantis.
O plano estratégico da montadora visa, entre outras coisas, aumentar as receitas da reciclagem em dez vezes, além de alcançar mais de 2 bilhões de euros em receitas totais no que se refere a economia circular até 2030.
Como meta ainda mais ambiciosa, a Stellantis espera se tornar uma corporação neutra de emissão de carbono até 2038.
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Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.