Stellantis anuncia investimento de US$ 90 milhões em produção de lítio na Argentina

Em busca de maior capacidade de produção, a Stellantis investe 90 milhões de dólares em lítio na Argentina. A parceria com a empresa ALE, que promete ser longa e muito proveitosa, dará ainda mais forças para os esforços de eletrificação de qualidade da montadora.

A ALE já é uma das maiores produtoras de lítio do mundo
A ALE já é uma das maiores produtoras de lítio do mundo (Imagem: Ksenia Ragozina/Shutterstock)

Stellantis investe 90 milhões de dólares em lítio na Argentina

A Stellantis N.V., gigante automotiva dona de marcas renomadas como Ram, Peugeot, Citroën, Fiat, Jeep e Chrysler, está acelerando seus esforços na eletrificação de veículos.

Isto porque a empresa anunciou um investimento gigante! Serão 90 milhões de dólares para a Argentina Litio y Energía S.A. (ALE) em troca de 19,9% da empresa.

VEJA TAMBÉM

A parceria compreende quatro projetos, visando expandir a produção de lítio, um componente vital das baterias de veículos elétricos.

O acordo entre as duas empresas é estabelecido por um período de 7 anos, com início previsto para 2028.

Durante esse tempo, parte da produção de lítio da ALE será exclusivamente destinada à Stellantis, fornecendo de maneira constante essa matéria-prima.

Metas da Stellantis são ousadas

  • Os planos estratégicos da Stellantis não poderiam ser mais ambiciosos. A empresa visa atingir metas ousadas de vendas de veículos elétricos na Europa e nos Estados Unidos até 2030.
  • Além disso, ela se compromete a se tornar uma empresa carbono neutro até 2038, compensando até um dígito das emissões restantes. Esses objetivos ressaltam o compromisso da Stellantis em liderar a transição para a eletrificação.
4 carros com visual europeu que são vendidos no Brasil além do T-Cross
Fiat 500e (Foto: Divulgação)

Grupo busca despontar no mercado de carros elétricos

  • A capacidade de trabalhar com lítio e baterias modernas de alta potência é crucial. Isto especialmente para a busca da Stellantis por uma posição de liderança na eletrificação.
  • Afinal, a empresa está ciente de que o futuro da indústria automotiva está intimamente ligado à eletrificação. Assim, tais investimentos estratégicos são passos decisivos para garantir sua competitividade no mercado global.
  • Com isso, a Stellantis mostra que está determinada a enfrentar a concorrência global, especialmente as montadoras chinesas. Essas, que têm se destacado na eletrificação cada vez mais, mostram muito poder também no desenvolvimento de baterias mais eficientes e baratas.

Assim como a Stellantis investe 90 milhões de dólares em lítio na Argentina, toda montadora está correndo para se destacar na eletrificação. No final, tudo se reverte em mais tecnologia e opções para nós, assim como um melhor futuro para a indústria.

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar