Carros mais baratos não são a escolha do brasileiro quando o assunto é eletrificação

Apesar de alguns modelos eletrificados custar pouco mais de R$ 140 mil os brasileiros não querem os carros mais baratos da categoria.

Enquanto Kwid E-TECH, Caoa iCar e JAC E-JS1 custam a partir de R$ 146 mil, o eletrificado mais barato no ranking dos mais vendidos parte da casa dos R$ 180 mil. O Corolla Altis, sedan um híbrido está na segunda colocação entre os mais emplacados de abril/ 2023. 

carro híbrido
Corolla Altis híbrido está longe de ser um dos carros mais baratos entre os eletrificados. Foto: Divulgação

Eletrificados – carros mais baratos não são os preferidos dos brasileiros

Embora as vendas de carros eletrificados, que incluem os híbridos (HEV) e puramente elétricos (PHEV) venham aumentando de forma exponencial no país, os modelos mais baratos não figuram entre os 10 mais vendidos. 

VEJA TAMBÉM

Isso pode ser explicado pelos hábitos de consumo e necessidades dos brasileiros, que muitas vezes avaliam a marca, o status e todos os recursos que um carro pode oferecer. Prova disso é o primeiro lugar entre os eletrificados, posto ocupado pelo Corolla Cross, da Toyota. O SUV híbrido custa pouco mais de R$ 200 mil e nem é o mais caro da lista. 

Veja o ranking do mês de abril de 2023 feito pela ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos:

  1. Toyota Corolla Cross (HEV) – 1037
  2. Toyota Corolla Altis (HEV) – 529
  3. Caoa Chery Tiggo 5X (HEV) – 429
  4. Caoa Chery Tiggo 7 (HEV) – 234
  5. Caoa Chery Tiggo 8 (PHEV) – 209
  6. Volvo XC60 (PHEV) – 157
  7. Volvo XC40 (PHEV/BEV) – 140
  8. Audi Q5 (PHEV) – 139
  9. Porsche Cayenne (PHEV) – 132
  10. Land Rover Defender (HEV) -131

Nota-se que nas quatro primeiras posições estão apenas híbridos e o primeiro PHEV só está na quinta posição. No caso, o Chery Tiggo 8 que parte do  R$ 279.990. Um valor bem maior do que 100% elétrico mais barato, o Jac E-JS1 de R$ 145.900.  

Ocorre que o público daqui preferem até modelos híbridos ao invés de totalmente elétricos, principalmente se os recursos forem mais evidentes. Além disso, muitos deles optam por híbridos para ter uma “garantia” extra e não depender apenas da autonomia dos PHEVs. 

SUV da Toyota
Toyota Corolla Cross hybrid é o eletrificado mais vendido em abril de 2023. Foto: Divulgação

Eletrificados ganham mais força

Segundo a ABVE, em abril deste ano, foram emplacados 4.793 veículos, um aumento de 53,5% sobre abril de 2022 (3.123) e como tem ocorrido em todos os meses de 2023, abril também foi o melhor mês de abril da história dos eletrificados no país. 

Além disso, nos primeiros 4 meses do ano, foram 19.579 veículos leves eletrificados vendidos, um crescimento de 51% sobre o mesmo período do ano passado (14.989).

Esses números demonstram uma sensível evolução do setor no país. Para título de comparação, o total de veículos vendidos no quadrimestre é praticamente o mesmo de todo o ano de 2020, quando foram emplacados 19.745 carros híbridos e 100% elétricos. 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar