O Chevrolet Onix RS 2023 é a versão com pegada esportiva de um dos hatches mais vendidos do mercado nacional, o carro é vendido por R$ 102.490 e tem motor 1.0 turbo de 116 cv de potência. Mas a configuração é vantajosa no comparativo com as demais versões do veículo?
Chevrolet Onix RS: versão hot do hatch vale a compra?
O Chevrolet Onix é sem dúvidas um dos principais representantes do segmento de hatches vendidos no país. Por anos sendo o mais vendido, desde 2021, o carro enfrentou dificuldades de produção e perdeu o posto para o Hyundai HB20.
Porém, o carro ainda é sinônimo de sucesso e é o terceiro veículo mais vendido do país em 2022, com 42.687 unidades emplacadas, atrás apenas de Fiat Strada (61.942) e Hyundai H20 (50.990).
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Os dados são referentes até o fim de julho, conforme levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, entidade que monitora o emplacamento dos veículos no país.
A linha 2023 do Onix tem preço inicial de R$ 78.700, porém, a versão com pegada esportiva, a RS, pode ser comprada por R$ 102.490. Ela está abaixo das configurações topo, como a Premier, ofertada por R$ 107.720 e a LTZ, cujo o preço de venda é de R$ 100.500.
Essa última é a versão que mais se aproxima da versão RS, porém, há diferenciais entre os modelos. No pacote da LTZ, por exemplo, estão inclusos itens como acendimento automático dos faróis, câmera de ré, e partida sem chave.
Já em ambas as configurações a GM inclui a partir da linha 2023 possibilidade de pareamento do smartphone sem a necessidade de cabo, Wi-Fi e conexão via bluetooth para até dois aparelhos de forma simultânea.
Por outro lado, a configuração RS entrega um visual mais atraente e esportivo, que gera inclusive, uma sensação de maior eficiência e potência, mesmo não sendo o caso. A versão faz uso de faróis de máscara negra, coluna e teto em preto, rodas de 16” com acabamento escurecido e design diferenciado.
A esportividade também é realçada através da grade estilo colmeia em preto brilhante, o logo da marca ao dentro com o acabamento escurecido, bem como pelo spoiler acima da tampa do porta-malas.
Motorização é a mesma das demais versões turbo
Se por um lado a versão entrega um estilo mais esportivo através do design, no quesito motorização nada muda. Assim como as demais versões dotadas de motor 1.0 turbo, a RS também entrega os mesmos 116 cv de potência e 16,8 kgf,m de torque. O conjunto motriz está aliado ao câmbio automático de até seis marchas.
Vale o investimento?
A decisão final fica por conta da prioridade do consumidor. A RS é uma das versões mais bonitas do Onix no quesito estilo, e esse pode ser o fator decisivo para quem busca um modelo diferenciado nesse aspecto.
No entanto, alguns itens encontrados na LTZ, por exemplo, não estarão inclusos, porém podem ser instalados como opcional.
Por fim, a motorização do Onix já é eficiente por si só, e também não desaponta nesse quesito. Contudo, o consumidor tem que ter ciência que a esportividade será limitada ao visual, sem modificações mecânicas no carro.