Cuidados com as peças que você compra para o seu carro! Elas podem ser ilegais
As peças que você compra em desmanche podem ser ilegais. O Detran explica como se proteger (e denunciar) estabelecimentos.
O Detran-SP fiscalizou, nesta quinta-feira (10), em parceria com as Polícias Civil e Militar e com a prefeitura de Ribeirão Preto, oito desmanches de carros e motos no município de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. Mas como se proteger de compras que podem ser ilegais?
Detran e Polícias Civil e militar autua estabelecimentos que podem ser ilegais
Na operação sete estabelecimentos foram autuados por não serem credenciados ao órgão e funcionarem clandestinamente. O oitavo fiscalizado comercializa peças novas.
A ações como estas só são possíveis por conta de denúncias e investigações prévias de supostas irregularidades. A princípio, o objetivo é reprimir roubos e furtos de veículos e peças na região.
Conforme registros do Detran, seis estabelecimentos foram autuados e lacrados por não serem registrados junto ao órgão estadual de trânsito.
Já o sétimo estabelecimento, também não credenciado, além da autuação e lacração do local, também teve a prisão do responsável pelo local preso por receptação de peças, art. 180 do Código Penal.
Desta operação, participaram 3 equipes do Detran-SP, com 22 agentes do órgão envolvidos no trabalho.
Além disso, esta foi a terceira operação promovida pelo Detran-SP e Polícias Civil e Militar em Ribeirão Preto neste ano, com o objetivo de coibir a receptação e, consequentemente, furtos e roubos de veículos.
Como se proteger
Antes de mais nada, o Detran permite a compra de peças de desmanche. É uma prática comum para quem quer economizar, uma vez que os estabelecimentos credenciados seguem as normas dos órgãos de proteção ao consumidor.
A princípio, você deve consultar os estabelecimentos credenciados. O Detran-SP reforça a importância de o cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Departamento de Trânsito antes de efetuar qualquer serviço.
A busca pode ser feita no site do Detran na aba de “Parceiros”, “Desmontes”, “Empresas registradas”. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, o procedimento não deve ser realizado no local. Além disso, é importante exigir a nota fiscal dos serviços. Ela vai resguardar em problemas futuros.
Caso o cidadão desconfie de algum local irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, neste site. Também há total sigilo.
O Detran-SP participa constantemente de ações semelhantes em todo o território paulista, com o objetivo de combater a criminalidade de vendas de peças de veículo furtados e roubados, e também valorizar o comerciante credenciado, punindo aqueles fazem comércio ilegal de peças.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.