Cuidados com as peças que você compra para o seu carro! Elas podem ser ilegais

As peças que você compra em desmanche podem ser ilegais. O Detran explica como se proteger (e denunciar) estabelecimentos.

O Detran-SP fiscalizou, nesta quinta-feira (10), em parceria com as Polícias Civil e Militar e com a prefeitura de Ribeirão Preto, oito desmanches de carros e motos no município de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. Mas como se proteger de compras que podem ser ilegais? 

Detran ação

Detran e Polícias Cívil e Militar em ação em desmanches que podem ser ilegais. Foto: Divulgação

Detran e Polícias Civil e militar autua estabelecimentos que podem ser ilegais

Na operação sete estabelecimentos foram autuados por não serem credenciados ao órgão e funcionarem clandestinamente. O oitavo fiscalizado comercializa peças novas.

A ações como estas só são possíveis por conta de denúncias e investigações prévias de supostas irregularidades. A princípio, o objetivo é reprimir roubos e furtos de veículos e peças na região.

Conforme registros do Detran, seis estabelecimentos foram autuados e lacrados por não serem registrados junto ao órgão estadual de trânsito.

Já o sétimo estabelecimento, também não credenciado, além da autuação e lacração do local, também teve a prisão do responsável pelo local preso por receptação de peças, art. 180 do Código Penal.

Desta operação, participaram 3 equipes do Detran-SP, com 22 agentes do órgão envolvidos no trabalho.

Além disso, esta foi a terceira operação promovida pelo Detran-SP e Polícias Civil e Militar em Ribeirão Preto neste ano, com o objetivo de coibir a receptação e, consequentemente, furtos e roubos de veículos.

Detran SP

Ações semelhantes são constantes. Foto: Divugação – Detran SP

Como se proteger

Antes de mais nada, o Detran permite a compra de peças de desmanche. É uma prática comum para quem quer economizar, uma vez que os estabelecimentos credenciados seguem as normas dos órgãos de proteção ao consumidor. 

A princípio, você deve consultar os estabelecimentos credenciados. O Detran-SP reforça a importância de o cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados no portal do Departamento de Trânsito antes de efetuar qualquer serviço.

A busca pode ser feita no site do Detran na aba de “Parceiros”, “Desmontes”, “Empresas registradas”. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, o procedimento não deve ser realizado no local. Além disso, é importante exigir a nota fiscal dos serviços. Ela vai resguardar em problemas futuros. 

Caso o cidadão desconfie de algum local irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, neste site. Também há total sigilo. 

O Detran-SP participa constantemente de ações semelhantes em todo o território paulista, com o objetivo de combater a criminalidade de vendas de peças de veículo furtados e roubados, e também valorizar o comerciante credenciado, punindo aqueles fazem comércio ilegal de peças.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA