Com o começo do segundo semestre avançando, vai chegando a hora de muita gente regularizar a documentação dos veículos. Nesse sentido, Minas Gerais divulgou as datas para o licenciamento. Veja!
Cronograma de licenciamento em MG
O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) divulgou as datas para o licenciamento de veículos em 2023.
Por meio de seus canais oficiais, órgão fixou cronograma máximo para regularização de todos os automóveis no estado.
VEJA TAMBÉM
Dessa forma, ao atingir as datas estipuladas de acordo com a identificação dos veículos, os mesmos terão que estar em dia com suas tarifas para não haver penalização aos proprietários.
Calendário
Definido de acordo com as placas dos veículos, o calendário 2023 para normalização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já começa a valer imediatamente.
Dessa forma, os primeiros veículos a serem regularizados serão os com finais de placa 1,2 e 3.
Conforme o calendário, os proprietários desses automóveis têm até o fim de agosto para atualizar o documento veicular.
De maneira idêntica, os carros que têm suas placas terminadas em 4,5 e 6 deverão renovar o CRLV até 30 de setembro.
Por fim, quem possui veículos com finais de placa em 7,8,9 e 0 conta com o limite máximo de 31 de outubro para emitir o novo documento.
Datas para regularização do CRLV em MG
- Placas com finais 1,2 e 3: até 31 de agosto de 2023
- Placas com finais 4,5 e 6: até 30 de setembro de 2023
- Placas com finais 7,8,9 e 0: até 31 de outubro de 2023
CRLV 2024
A emissão do novo CRLV no estado de Minas Gerais, assim como praticado em todo o território nacional, é indispensável para quem possui um veículo.
O certificado é o principal documento veicular e precisa estar atualizado e sem pendência para evitar sanções.
Dessa forma, após ser regularizado, o CRLV fica válido por um período de aproximadamente 12 meses, até o segundo semestre de 2024.
Para imprimir o novo documento, o usuário pode proceder integralmente pelo canal digital do Detran, logo após estar em dia com todos os custos.
Taxas e custos
Para atualizar o CRLV, os proprietários precisam arcar com alguns custos de operação e quitar eventuais multas de trânsito.
Dessa forma, pagarão a taxa de licenciamento, além de precisarem arcar com toda e qualquer autuação.
A multa para quem for flagrado dirigindo sem documentação veicular atualizada é de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH e remoção do carro até respectiva regularização.