A Hyundai confirmou o lançamento do Exter, um novo SUV compacto com estreia na Índia e posicionado abaixo do Creta. O visual quadrado lembra um pouco o Land Rover Defender, só que em dimensões menores.
Hyundai Exter – novo SUV para a Índia
A Hyundai classifica o crossover como uma “inspiração para o mundo natural que reflete estilo de vida ativo e moderno”. Quer um crossover mais raiz? A ideia é justamente a de incorporar a sensação de liberdade e emoção que se experimenta ao ar livre.
Para isso, o modelo vem equipado com três opções de motorização: motor 1.2 Kappa a gasolina; 1.2 Bi – fuel de gasolina e gás natural e 1.2 com transmissão automática. Nas demais versões vai equipado com transmissão manual de 5 velocidades.
VEJA TAMBÉM
A motorização deve produzir 82 cv (61 kW / 83 cv), quase a mesma do Hb20 1.0 vendido aqui. Inicialmente a marca dele lançar apenas o modelo a gasolina no mercado indiano e só depois a opção de GNV.
A plataforma e medidas ainda não foram reveladas, no entanto deve ser construído sobre a plataforma K1, de modelos menores da marca como Casper, i10 e Grand i10 Nios, comercializados na Índia. Quanto a tamanho, deve ser de pouco menos de 4 metros. A título de comparação, o HB20 mede 4,01 metros.
Design de SUV grande
A frente do Exter se destaca pelos faróis de LEDs, posicionados abaixo da entrada do para-choque. Algo semelhante aos SUVs maiores e outros lançamentos da marca, inclusive nos modelos eletrificados que estão chegando no Brasil. Já os para-lamas quadrados apresentam uma notável semelhança com o Discovery.
Mas as semelhanças param por aí, principalmente o preço. Lá fora, o Exter será lançado em 5 versões – EX, S, SX, SX(O) e SX(O) Connect, além da cor exclusiva ‘Ranger Khaki’. O preço será bem atrativo, a partir de 600 mil rúpias, algo em torno de R$ 36 mil. Valor muito abaixo do que é praticado por aqui pelo HB20 R$ 82.290).
O Hyundai Exter começa a ser produzido no segundo semestre de 2023 seguindo o padrão de mercado da Índia, por isso não está claro se há planos de exportação para outros países, principalmente para o mercado Latino.
No Brasil, a marca está focada em modelos mais caros, visto os recentes anúncios de modelos eletrificados como Ioniq e Kona, além do Tucson e não deve ter planos de trazer o SUV compacto.