Conheça o incrível Novo Audi Q5 TFSIe que já é sucesso de vendas no Brasil

Conheça o incrível Novo Audi Q5 TFSIe que já é sucesso de vendas no Brasil. Vídeos, fotos e muito mais sobre o modelo

Fabricado na planta de San José Chiapa, no México, o modelo está disponível nas carrocerias SUV e Sportback, e inaugura no país a nova família de motores híbridos Plug-In (PHEV), mais modernos e eficientes, que oferecem a última geração da bateria de alta capacidade da fabricante e possuem excelente autonomia no modo puramente elétrico. Saiba mais sobre o Novo Audi Q5 TFSIe !

Novo Audi Q5

Mais sobre o Novo Audi Q5 TFSIe

O novo Q5 TFSIe quattro é equipado com o novo propulsor 2.0 TFSI a combustão, que representa a terceira geração do motor EA888 e desenvolve 252 cavalos de potência e 370 Nm de torque.

O motor atua em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe quattro desenvolve 367 cv e 500 Nm de torque.

O conjunto mecânico é acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades e oferece um desempenho impressionante: a aceleração de 0 a 100 km/h é concluída em apenas 5,3 segundos e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 210 km/h. No modo puramente elétrico, cuja autonomia é de 56 a 62 quilômetros (ciclo WLTP), a velocidade máxima é de 135 km/h.

“Estamos orgulhosos com a receptividade dos nossos clientes ao novo Q5 TFSIe quattro, o que reforça a tendência do mercado em consumir cada vez mais opções sustentáveis de mobilidade”, declara Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil. “O modelo consegue reunir a esportividade dos veículos a combustão com a eficiência de um carro elétrico, sendo uma opção bastante interessante e versátil para quem busca uma transição mais gradual em direção à mobilidade puramente elétrica”, conclui.

A moderna bateria em íon-lítio de alta tensão tem garantia de oito anos (ou até 160 mil quilômetros) e está localizada abaixo do piso do porta-malas. Ela é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts.

Para o controle ideal de temperatura, o seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico.

 Novo Audi Q5 TFSIe

Novo Audi Q5 TFSIe

Para realizar o carregamento da bateria de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.

A condução do Q5 TFSIe quattro é dinâmica, eficiente e personalizável graças aos diferentes modos de condução, projetados para que o motorista possa realizar a maioria de suas tarefas diárias com energia elétrica, com o auxílio do motor à combustão de acordo com a situação. Existem quatro modos de operação. O modo elétrico é ativado automaticamente quando acionado o sistema de navegação por satélite, mas também pode ser selecionado manualmente por meio do botão seletor.

Carga da bateria é distribuída de forma otimizada

Nesse modo, a carga da bateria é distribuída de forma otimizada ao longo da rota para manter o consumo de energia no mínimo, sobretudo em condições de congestionamentos e tráfego intenso. O modo híbrido é acionado com base em uma vasta quantidade de dados, que incluem limites de velocidade, tipos de estradas, subidas e descidas no trajeto, distância total até o destino e perfil da rota escolhida.

 

Quando o motorista retira o pé do acelerador, o sistema de gerenciamento de direção decide, conforme a situação, entre a desaceleração com o motor desligado e a recuperação de energia, ou seja, a recuperação de energia cinética e sua conversão em energia elétrica. O propulsor elétrico realiza todas as desacelerações leves de até 0,1 g e pode gerar uma potência de até 25 kW.

A recuperação do freio se estende até 0,2 g e pode recuperar até 80 kW de energia elétrica. Já os freios a disco hidráulicos são acionados somente durante desacelerações maiores que 0,2g.

Sistema Assistente de Eficiência Preditiva (PEA)

O sistema Assistente de Eficiência Preditiva (PEA) ajusta o comportamento de recuperação por inércia usando as informações das rotas anteriores que constam no banco de dados de navegação e monitora a distância até o veículo à frente, utilizando sinais da câmera e do radar. Uma vez que o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) está ativado, o PEA auxilia o motorista freando e acelerando automaticamente para aumentar ainda mais a eficiência e o conforto.

https://www.youtube.com/watch?v=EKWDyXB3PHA

Quando o condutor não está utilizando o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), ele recebe dicas sobre o momento certo de aliviar a pressão do acelerador. Essas dicas possuem integração com o pedal do acelerador e Audi Virtual Cockpit, que exibe informações relativas aos cruzamentos, curvas, rotatórias, saídas de rodovia e tráfego à frente.

Além do modo de condução híbrido, o motorista pode escolher outros dois modos. O modo EV (Veículo Elétrico) é o padrão sempre que o veículo é ligado e conduzido exclusivamente no modo elétrico, desde que o condutor não pressione o pedal do acelerador até o seu fim de curso. No modo Hold, a capacidade da bateria é mantida no estágio atual. Já no modo Charge, o sistema de gerenciamento de acionamento aumenta a quantidade de energia na bateria.

Robustez e valentia

Oferecendo robustez e valentia para o utilitário encarar todos os tipos de terreno, a tração quattro ultra possui diversos ajustes e resulta em uma condução prazerosa e segura, com estabilidade direcional incomparável. Por meio da tração quattro ultra, a potência é distribuída para todas as rodas, sendo fornecida apenas às rodas dianteiras em condições regulares, de modo a priorizar a eficiência, com o eixo traseiro acionado em caso de necessidade.

O modelo esbanja um visual imponente e fascinante, com linhas musculosas e curvas dinâmicas. Na dianteira, o conjunto óptico é separado pela ampla grade frontal Singleframe octogonal e saídas de escape trapezoidais que revelam toda a sua esportividade. O caimento sutil do teto, a lateral fluída e a linha de cintura alta avançando sobre a tampa do porta-malas, com as lanternas formadas por elementos luminosos OLED tridimensionais e dinâmicos garantem um design leve e harmonioso.

https://www.instagram.com/p/ChpXfvnqv4d/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Internamente, a cabine é revestida de materiais nobres e sofisticados. A posição elevada dos bancos garante uma visão panorâmica ao motorista e passageiros e a iluminação ambiente contribui com a sensação de requinte a bordo. Há amplo espaço a bordo para cinco ocupantes, os bancos traseiros podem ser deslocados longitudinalmente e o ângulo do encosto pode ser ajustado.

Os equipamentos disponíveis incluem ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, com resolução full HD de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento MMI touch, com tela sensível ao toque e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple Carplay.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA