Hyundai Creta x Novo HR-V: qual SUV compensa mais pelo preço

O mercado brasileiro de SUVs vem se atualizando constantemente. A Honda apresentou a nova geração do HR-V em julho. O modelo chega ao País com um novo visual e uma lista de equipamentos extensa. Mas será que o novo carro pode brigar com o Hyundai Creta, que é um dos modelos mais vendidos da categoria? Veja um comparativo entre os dois.

Hyundai Creta
O novo Honda HR-V, apresentado em julho, encara o Hyundai Creta, que é um dos SUVs mais vendidos do País (Foto: Divulgação/Hyundai)

Qual SUV é o melhor: Hyundai Creta ou o novo Honda HR-V

Com o objetivo de comparar os dois modelos, serão selecionadas duas versões que buscam a preferência dos compradores de SUVs na faixa entre R$ 140.000 e R$ 150.000. O Hyundai Creta Platinum está custando a partir de R$ 145.990. Já o novo Honda HR-V EXL Honda SENSING tem preços a partir de R$ 149.900 (preço da pré-venda).

Hyundai Creta
Novo Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

Os dois carros possuem trajetórias quase que parecidas. Afinal, os dois foram apresentados durante a década passada e suas novas gerações são lançamentos recentes do mercado de SUVs compactos. Em 2021, por exemplo, a Hyundai revelou a versão brasileira do novo Creta. O modelo, lançado em 2016, passou por mudanças no visual.

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A grade dianteira, por exemplo, é nova e possui um formato hexagonal. Nesta versão, a peça possui elementos em cascata e borda cromada. Já o conjunto óptico dianteiro está dividido em três partes diferentes agora (com DRL em LED). A mesma coisa acontece na traseira. Os para-choques, o capô e o interior também foram mudados.

Hyundai Creta (Foto: Divulgação/Hyundai)

O Creta Platinum traz rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas. Agora, em julho deste ano, o mercado de SUVs ganhou um novo concorrente. A mais nova geração do Honda HR-V foi apresentada sete anos depois da chegada a geração anterior. O visual está completamente diferente. A começar pelo fato do modelo virar um SUV-cupê.

Novo Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

Este carro possui uma ampla grade dianteira. Na versão EXL Honda SENSING, a peça conta com filetes horizontais. Já a grade inferior possui uma malha de colmeia. O carro possui faróis full LED (com moldura preta) e rodas de liga leve de 17 polegadas. Já a traseira conta com lanternas fumê em LED e uma barra horizontal de LED.

Dimensões

Hyundai Creta (Foto: Divulgação/Hyundai)

Estes dois SUVs compactos medem:

  • Novo Hyundai Creta: 4.300 mm de comprimento, 1.790 mm de largura (sem retrovisores) e 1.635 mm de altura
  • Novo Honda HR-V: 4.330 mm de comprimento, 1.790 mm de largura e 1.590 mm de altura

No caso, o novo Creta possui uma altura maior e o novo HR-V possui um comprimento maior. Já a largura é igual. Do mesmo modo, há um empate no quesito distância entre-eixos (2.610 mm). Enquanto isso, o porta-malas do carro da Hyundai é maior que o do veículo da Honda: 422 litros para o Creta e 354 litros para o HR-V.

Motor 1.0 turbo vs motor aspirado/Dados de consumo

Novo Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

Este comparativo traz modelos equipados com dois tipos de motores diferentes. O Hyundai Creta Platinum está equipado com um motor Kappa 1.0 TGDI 12V Flex (1.0 Turbo Flex), que pode render uma potência máxima de 120 cv e um torque máximo de 17,5 kgfm. A transmissão é uma automática de seis velocidades.

Já o novo Honda HR-V EXL Honda SENSING traz debaixo do capô o propulsor 1.5 DI i-VTEC 16V Flex (1.5 aspirado). Este motor pode gerar uma potência máxima de 126 cv e um torque máximo de 15,8 kgfm. O motor está acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT.

Lembrando que o modelo da Honda deve ganhar duas versões equipadas com um motor 1.5 Turbo em outubro. No caso do comparativo, o motor do carro feito em Itirapina-SP leva vantagem. Do mesmo modo, o novo HR-V também se destaca no quesito consumo.

Veja os números de consumo deste carro

  • Hyundai Creta = 12,0 km/l (gasolina) e 8,2 km/l (etanol) na cidade; 12,2 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (etanol) na estrada
  • Honda HR-V= 12,7 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol) na cidade; 13,9 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol) na estrada

Lista de equipamentos

Hyundai Creta (Foto: Divulgação/Hyundai)

O Hyundai Creta Platinum vem de série seis airbags, freios ABS com EBD, ISOFIX, controle de tração, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade eletrônico, câmera para monitoramento de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, direção elétrica progressiva, chave presencial Smart Key e computador de bordo.

Além dos itens citados acima, o SUV conta com travas elétricas, volante com regulagem de altura, sensor de estacionamento, sensor crepuscular, ar-condicionado automático digital, câmera de ré, computador de bordo, carregador sem fio para smartphones, central multimídia de 10,25 polegadas, bancos revestidos em couro sintético e entre outros.

Hyundai Creta
Novo Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

Já o Honda HR-V EXL Honda SENSING sai de fábrica com freios ABS com EBD, assistente de tração e estabilidade, assistente de partidas em aclive, seis airbags, ISOFIX, assistente de dirigibilidade ágil, câmera de ré, sistema Honda LaneWatch, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de permanência de faixa e sistema de frenagem para mitigação de colisão.

O modelo ainda conta com ajuste automático de farol, sensores de estacionamento, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros, ar-condicionado digital automático, revestimento dos bancos em couro, central multimídia de oito polegadas, painel digital TFT de 4,2 polegadas, faróis de neblina em LED e entre outros.

Conclusão – Fique com o novo Honda HR-V

Hyundai Creta
Novo Honda HR-V (Foto: Divulgação/Honda)

Assim sendo, os dois SUVs aqui mostrados possuem diversos atributos interessantes. O que dificulta a tarefa de escolher entre um dos dois. No entanto, o vencedor do comparativo é o novo Honda HR-V. A grande novidade deste segmento se destaca por conta da lista de equipamentos. Os itens do pacote Honda SENSING podem ser úteis.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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