Seleção paralímpica de vôlei ganha Audi Q5 TFSIe adaptado para PcD

A Audi do Brasil entregou à seleção brasileira paralímpica de voleibol uma unidade do modelo híbrido Audi Q5 TFSIe adaptado para PcD.

A Audi do Brasil realizou a entrega à seleção brasileira paralímpica de voleibol de uma unidade do modelo híbrido Audi Q5 TFSIe adaptado para pessoas com deficiência (PcD) e, portanto, às necessidades dos atletas. O veículo cedido à Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) será usado para o transporte de atletas e materiais de competição.

Confira adaptações para PcD no Audi Q5 TFSIe dos atletas paralímpicos

Atletas da seleção Paralímpica de vôlei ganham Audi Q5 TSFIe adaptado (Foto: Divulgação/Audi)

Recém-lançado no mercado brasileiro, o híbrido Audi Q5 TFSIe recebeu uma série de modificações para atender com eficiência ao cotidiano das delegações feminina e masculina de vôlei sentado. 

O volante, por exemplo, recebeu uma alavanca compacta que pode ser manuseada de maneira simples e intuitiva, exigindo menos esforço em comparação ao volante comum e simplificando os movimentos de esterço para motoristas com mobilidade reduzida nas mãos.

Já os pedais foram substituídos por uma manopla posicionada de forma ergonômica e intuitiva à frente do condutor, que pode acelerar o veículo deslocando a peça em sentido horário e frear o modelo a empurrando para frente.

Acelerador adaptado do Audi Q5 TSFIe (Foto: Divulgação/Audi)

O diretor de Comunicação e Marketing da Audi do Brasil, Cláudio Rawicz, explica que a cessão do Audi Q5 TFSIe é apenas uma etapa da parceria da marca alemã com a CBDV, que inclui o lançamento de campanhas publicitárias estreladas pelos atletas da seleção.

“A Audi tem os esportes de competição em seu DNA e, com o patrocínio das seleções paralímpicas de vôlei sentado, amplia o seu escopo de apoio ao esporte com uma ação que visa reforçar a importância da diversidade e inclusão em nossa sociedade”, afirma o executivo.

Promoções em outubro

Além da entrega do veículo adaptado, a Audi do Brasil lançou a ação “Revisões de Ouro”, que irá presentear com uma camiseta oficial da Seleção Paralímpica de Vôlei os clientes que levarem os veículos Audi com mais de três anos ou 30 mil quilômetros para realizar a revisão. A iniciativa é válida para toda a rede de concessionárias da marca no País.

Também neste mês, a marca está promovendo a campanha “Primavera Audi”, com condições especiais na linha de veículos novos como taxa zero (0,00%) ou supervalorização do seminovo. 

Os modelos que participam da ação são o Audi A4, a partir de R$ 277.990; o Audi Q3 MY22, a partir de R$ 271.990; e o Audi Q5 MY22, que está no valor promocional de R$ 341.990, com taxa de 0,79% ou supervalorização do seminovo.

Já o novo Audi e-tron MY22 também está com valor promocional, com redução de R$ 598.990 para R$ 568.990. Na aquisição do esportivo elétrico, o cliente recebe um carregador gratuito, quatro manutenções inclusas e supervalorização do seminovo. As condições são por tempo limitado.

O novo Audi Q5 TFSIe

Audi Q5 TSFIe (Foto: Divulgação/Audi)

O novo Audi Q5 TFSIe estreou no mercado brasileiro em julho último como o primeiro veículo híbrido da marca no mundo. Os preços partem de R$ 413.990.

O modelo é equipado com a terceira geração do motor 2.0 TFSI à combustão (EA888), que desenvolve 252 cv de potência e 37,7 kgf.m de torque e atua em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (o equivalente a 143 cv) de potência máxima e até 35,7 kgf.m de torque máximo já disponível em baixas rotações. 

O conjunto é acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 210 km/h. No modo puramente elétrico, a velocidade máxima é de 135 km/h. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe com tração quattro desenvolve 367 cv e 51 kgf.m.

A bateria de íon-lítio de alta tensão está localizada abaixo do piso do porta-mala e é composta por 104 células prismáticas, possuindo capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts. 

Para o controle ideal de temperatura, o circuito de refrigeração da bateria é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico. 

O sistema de ar-condicionado, por sua vez, possui uma bomba de calor integrada altamente eficiente que agrupa o calor residual dos componentes de alta tensão. Na prática, o sistema permite gerar uma potência de aquecimento de até 3 kW com 1 kW de energia elétrica, o que amplia a eficiência energética do veículo e proporciona uma sensação térmica mais agradável aos ocupantes do carro.

Com garantia de oito anos ou até 160 mil km, a moderna bateria proporciona uma autonomia no modo puramente elétrico entre 56 e 62 km, no ciclo WLTP. Para realizar o carregamento de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.

Equipamentos

Audi Q5 TSFIe (Foto: Divulgação/Audi)

Entre os equipamentos, destaque para controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Audi Virtual Cockpit (exibe informações de cruzamentos, curvas, rotatórias, saídas de rodovia e tráfego à frente), conjunto óptico Full LED Matrix, lanternas com elementos luminosos OLED tridimensionais e dinâmicos, ar-condicionado automático de três zonas e sistema de entretenimento MMI com tela sensível ao toque e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.

Também estão presentes acessórios como capas de chave, rodas diamantadas de 20 polegadas, jogo de pedaleiras e descansa pé em aço escovado e borracha antiderrapante e retrovisores em carbono.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA