Conheça o caminhão que é sucesso entre os caminhoneiros dos EUA

O mercado de caminhões está passando por uma transformação impulsionada pela busca por soluções mais sustentáveis e eficientes. Uma das estrelas dessa revolução é Tesla Semi, caminhão elétrico da Tesla que é sucesso entre os caminhoneiros dos EUA.

caminhão elétrico Tesla Semi está virando sucesso entre os caminhoneiros dos EUA
caminhão elétrico Tesla Semi está virando sucesso entre os caminhoneiros dos EUA

Caminhão elétrico Tesla Semi é sucesso entre os caminhoneiros dos EUA

No início do ano, a Pepsico, empresa transnacional estadunidense de alimentos, lanches e bebidas, adquiriu 36 das 100 unidades encomendadas do caminhão elétrico. Muito se especulou sobre a compra, principalmente porque a Tesla não divulgou muitas informações técnicas sobre o modelo. 

Agora fomos surpreendidos com a notícia de que os caminhoneiros estão muito satisfeitos com a aquisição e nem querem saber de voltar para os modelos movidos a diesel. 

É o que confirma Dejan Antunović, que é gerente de eletrificação da Pepsico. A empresa tem usado os 36 caminhões Semi em suas operações diárias de transporte de alimentos e bebidas da Pepsi e FritoLay. 

Segundo o gerente de eletrificação, os motoristas dirigem esses caminhões em rotas de curta e média distância, transportando os salgadinhos FritoLay, que são volumosos, mas leves. 

Tesla Semi - Foto: Divulgação
Tesla Semi – Foto: Divulgação

Nessas viagens, o consumo de energia é de 0,8 kWh por quilômetro rodado. Já o transporte de bebidas, bem mais pesado, tem um consumo 20% superior, de 1 kWh/km.

Até agora, os caminhões elétricos da Pepsico rodaram mais de 3,8 milhões de quilômetros rodados, sem qualquer problema grave relatado.

Dejan Antunović ainda afirma que os caminhoneiros aderiram facilmente aos Tesla Semi e a resposta da maioria foi a mesma poucos dias depois de iniciarem as operações:

“O feedback geralmente é o mesmo: Não quero voltar para o diesel. Este é o futuro. Isto é agora. É isto que eu quero dirigir”, disse ele.

Em breve, outras 50 unidades vão se juntar à frota eletrificada da Pepsico. Para isso, a Tesla tem aumentado gradativamente a produção do Semi em sua fábrica de Nevada. O intuito é chegar a 50 mil unidades por ano a partir de 2025.

Tesla Semi interior - Foto: Divulgação
Tesla Semi interior – Foto: Divulgação

Detalhes do Tesla Semi

Já sabemos que ele é equipado com um conjunto formado de três motores elétricos instalados no eixo traseiro. A potência estimada é de 1.020 cavalos e a capacidade de carga 37 toneladas.

O conjunto de baterias com capacidade de 900 kWh — uma das mais eficientes atualmente. O mandatário da empresa, Elon Musk, informou uma autonomia de até 800 km com apenas uma carga. 

Além disso, o caminhão elétrico conta com uma capacidade de carregamento rápida — em 30 minutos é possível recuperar até 70% da capacidade em estações de recarga rápida da marca.

Você acha que os caminhões elétricos da Tesla fariam o mesmo sucesso no Brasil? Responda nos comentários. 

Leia também:

Conheça em detalhes o caminhão elétrico da Tesla. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar