“Se você quer o equipamento mais f@da na estrada, é isso”, disse o CEO Elon Musk ao entregar as primeiras unidades do Tesla Semi. O caminhão elétrico da Tesla chegou com a promessa de revolucionar o setor de carga, combinando tecnologia de condução autônoma, eficiência e emissão de carbono zero.
Conheça o Semi, caminhão elétrico da Tesla
Depois de adiada várias vezes, a produção do Semi finalmente começou, inclusive o modelo chegou a ser lançado oficialmente em 2017, mas as primeiras unidades só foram entregues no fim de 2022.
Basicamente, é um caminhão com três motores elétricos com autonomia de até 800 km e capacidade de carregar até 36 toneladas. Um dos motores funciona de forma contínua, enquanto os outros dois fornecem uma potência extra para aceleração ou subidas.
VEJA TAMBÉM
Para recarregar as baterias rapidamente, a Tesla desenvolveu um cabo especial, com refrigeração líquida, capaz de carregar até um megawatt. Essa tecnologia é totalmente nova e deve chegar ainda este ano a outros modelos da marca, principalmente no próximo Cybertruck.
A cabine foi projetada em torno do motorista, em uma posição com assento central, o que proporciona mais espaço, principalmente para armazenar alguma coisa, como bagagem ou mesmo uma cama. A cabine é bem elevada e uma pessoa pode até ficar em pé em seu interior.
O caminhão já foi testado em uma corrida de demonstração de 500 milhas (805 quilômetros) transportando uma carga completa da fábrica em Fremont para San Diego. O percurso foi feito com apenas uma carga de bateria.
Produção em larga escala
Os primeiros caminhões elétricos da Tesla foram encomendados pela Pepsico, empresa transnacional de alimentos. Em um evento realizado em Nevada, Elon Musk apresentou os modelos, bem como a parceria com a Pepsico para a entrega de um grande lote.
A marca vai utilizar os caminhões elétricos em sua frota, transportando as bebidas Pepsi e os salgadinhos da marca. A ideia é usá-los tanto em trajetos curtos, no transporte das bebidas (até 160 km), quanto nos mais longos, com cargas de salgadinhos (até 700 km).
A Tesla, por sua vez, pretende iniciar a produção em larga escala ainda este ano e pretende chegar a produção de até 50 mil unidades do Semis para América do Norte até o fim de 2024.
Vale ressaltar que a popularização de caminhões como o Tesla semi é um passo importante para a transição do transporte de cargas mais sustentável, com menores emissões de CO2, bem como a adoção de tecnologias mais modernas e seguras.