A Stellantis, dona da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, confirmou a chegada de uma nova marca para o Brasil. Trata-se da Leapmotor, que deve iniciar suas operações a partir do quarto trimestre de 2024.
Desde quando essa informação foi divulgada para a imprensa, na última terça-feira (14), um fato chamou bastante atenção: o lançamento de um carro elétrico que promete acirrar a disputa com a BYD no Brasil.
Logo abaixo, o Garagem360 explica mais detalhes sobre essa novidade.
Por que a Leapmotor ameaça a BYD no Brasil?
A marca da Stellantis aposta no lançamento do seu carro elétrico, o T03, para chegar com tudo no Brasil.
De acordo com a indústria automotiva, trata-se de um veículo que deve ser o principal concorrente do Dolphin Mini, o elétrico mais vendido do país.
Além dele, a Leapmotor chegará com outros modelos no mercado nacional. Um deles é o C10, que é um sedã executivo. O outro é o C11, que é um SUV.
Para brigar no mesmo patamar que a BYD, a marca da Stellantis tem uma estratégia, digamos, ousada: lançar, pelo menos, um novo veículo a cada ano. Isso está desenhado, no mínimo, para os próximos três anos.
Apesar disso, a Leapmotor terá que apresentar ao mercado modelos competitivos e investir em uma estratégia forte de marketing, uma vez que a BYD está cada vez mais potente por aqui.
Leia também:
-
BYD registra carro de 1.300 cv de potência no Brasil: difícil competir
-
Toyota quer usar tecnologia da BYD para alavancar vendas de carros híbridos
Qual é o mercado que a Leapmotor encontrará no Brasil?
Bem, falando especificamente da BYD, a montadora acaba de bater um novo recorde. Em abril de 2024, ela alcançou o top 10 das marcas mais vendidas na indústria nacional.
Para se ter uma ideia, o mês anterior representou um crescimento de 12% em comparação a março, quando a BYD vendeu 6.210 modelos vendidos. Agora, já são 6.965 unidades vendidas.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o ranking atual é o seguinte:
-
Volkswagen: 27.818
-
Fiat: 24.852
-
Chevrolet (GM): 24.757
-
Hyundai: 15.601
-
Toyota: 12.546
-
Renault: 9.907
-
Jeep: 9.404
-
Honda: 7.167
-
BYD: 6.965
-
Caoa Chery: 6.458
O que esperar para 2024 no segmento dos carros elétricos?
Ainda é cedo para tirar alguma conclusão. Porém, até o momento, a única certeza é que a indústria automotiva só sai ganhando com essa disputa que promete ser tão acirrada.
No caso da BYD, por exemplo, a marca já apresentou um novo carro elétrico capaz de destronar hatches esportivos a combustão e uma picape híbrida que pode colocar em cheque a reputação de modelos tradicionais.
Diante de todo esse contexto, continue acompanhando o Garagem360 para ficar por dentro das últimas notícias automotivas que prometem agitar a indústria.
Leia também: BYD Dolphin Mini já supera Corolla, Tiggo 7 e Virtus na lista dos mais vendidos