Toyota quer usar tecnologia da BYD para alavancar vendas de carros híbridos

A Toyota prepara uma nova estratégia para o mercado automotivo na China. Logo abaixo, o Garagem360 explica todos os detalhes. Acompanhe!

Foto: Nicole Santana - Garagem360
Foto: Nicole Santana – Garagem360

Quais são os planos da Toyota? 

A ideia da montadora japonesa, segundo a imprensa local, é fabricar entre dois a três novos modelos híbridos plug-in (PHEV). A expectativa é que isso seja feito nos próximos dois a três anos. 

Entretanto, a grande novidade da marca é que esses lançamentos serão baseados na plataforma DM-i da BYD, que é líder absoluta na categoria de híbridos recarregáveis, no país asiático. 

Quais são os impactos dessa estratégia da Toyota?

Parece que a fabricante japonesa não pretende mais usar a plataforma THS (Toyota Hybrid System), que é responsável por equipar seus veículos HEV (híbrido elétrico).

E, segundo a revista independente Caijing, as fontes ouvidas pela reportagem afirmam que: 

“mesmo que a tecnologia DM-i da BYD seja adotada, a Toyota certamente realizará ajustes e calibragens, e a experiência de direção do modelo final ainda será diferenciada”.

Como é a plataforma DM-i da BYD?

Foto: Nicole Santana - Garagem360
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  • Foi implementada em 2008;

  • Atualmente, está em sua quinta geração;

  • De acordo com o ciclo de testes chinês (CLTC), pode atingir uma autonomia de aproximadamente 2.000 km

  • O consumo médio, por sua vez, é de  2,9 litros por 100 km. 

Além disso, a montadora chinesa traz duas variações principais da plataforma. São elas:

  • DM-i: concentra seus esforços no baixo consumo e eficiência;

  • DM-p: é acionada em carros com tração integral (AWD) ou off-road.

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Por que a Toyota escolheu a plataforma DM-i da BYD?

Foto: Nicole Santana - Garagem360
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De acordo com as fontes ouvidas pelo Caijing, o baixo custo e maturidade são os principais fatores que influenciaram nessa decisão: 

“Diante da guerra de preços dos carros elétricos na China, o custo é uma condição importante que a Toyota precisa considerar”, destaca. 

Vale lembrar que essa não será a primeira vez que Toyota e BYD vão trabalhar juntas, caso confirmem a parceria. 

Em 2021, por exemplo, elas desenvolveram, com participação igualitária, a joint venture BYD Toyota Electric Vehicle Technology. 

Já em 2024, a montadora japonesa apresentou ao mercado seu segundo veículo elétrico puro, o sedã bZ3.

Esse carro foi co-desenvolvido com a fabricante chinesa, que contribuiu com diversas tecnologias embarcadas, como baterias Blade LFP, motor elétrico.

Quando as informações serão divulgadas oficialmente? 

A indústria automotiva especula que a estratégia da Toyota deve ser confirmada no final de maio, quando acontece a conferência de tecnologia de eletrificação da Toyota, no Japão.

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe sobre carros elétricos e híbridos, além de outros lançamentos do mercado. 

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