Confira os estados onde carros híbridos e elétricos não pagam IPVA
Confira os estados onde carros híbridos e elétricos não pagam IPVA e quais oferecem algum incentivo para quem compra um eletrificado.
Carros híbridos e elétricos não pagam IPVA? A crescente preocupação com a sustentabilidade, economia e a busca por alternativas mais limpas de transporte têm impulsionado os governos estaduais a implementar políticas de incentivo fiscal.
A mais comum é a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), com o intuito de estimular a adoção desses veículos. Atualmente são 10 estados e o Distrito Federal com alguma prática de fomento à eletrificação. Veja quais são.
Quais os estados onde carros híbridos e elétricos não pagam IPVA?
Sem muita conversa, vamos aos estados
Alagoas
Elétricos e híbridos só pagam IPVA no primeiro ano e nos anos seguintes a alíquota é reduzida:
- 100% elétricos pagam 0,5% a partir do segundo ano e 1% a partir do terceiro ano.
- Os híbridos pagam 0,75% no segundo ano e 1,5% a partir do terceiro ano.
Bahia
Carros elétricos e híbridos de até R$ 300 mil são isentos de IPVA, desde que sejam emplacados no estado.
Distrito Federal
Carros elétricos e híbridos emplacados no Distrito Federal têm isenção do IPVA.
Maranhão
Carros 100% elétricos comprados ou faturados em uma concessionária do Maranhão são isentos do IPVA. Os híbridos pagam uma alíquota de 2,5%.
Mato Grosso do Sul
Carros elétricos e híbridos 70% de desconto no valor total do IPVA. Esse percentual sobe para 100% no caso dos modelos nos movidos a GNV.
Minas Gerais
O estado de Minas Gerais oferece isenção sobre o IPVA de elétricos e híbridos produzidos no estado. Atualmente nenhum modelo atende às especificações, no entanto a Stellantis já está produzindo o Fiat Fastback e o Fiat Pulse com tecnologia híbrido-flex.
Paraná
Isentava até 2023. Em 2024, o percentual é de 3,5% de seu valor venal, o mesmo dos modelos à combustão. Somente os carros movidos à gás natural tem redução de alíquota — 1%.
Pernambuco
Somente os carros 100% elétricos são isentos do IPVA. Os modelos híbridos não são contemplados e pagam o mesmo percentual dos carros à combustão.
O benefício é concedido de forma automática caso o proprietário do veículo não possua débitos de IPVA de outro veículo em seu nome.
Rio de Janeiro
A alíquota é de 0,5% para veículos 100% elétricos e 1,5% para os veículos híbridos. Para veículos movidos a GNV o percentual é de 1,5% e movidos 100% a etanol é de 2%.
Rio Grande do Sul
Somente os carros 100% elétricos são isentos de IPVA. Os híbridos pagam o mesmo percentual dos modelos à combustão.
São Paulo
Não há qualquer benefício estadual para eletrificados. A cidade de São Paulo concede restituição de 50% do IPVA para proprietários de elétricos e híbridos, bem como isenção do rodízio municipal.
Leia também:
Dicas importantes para comprar carros isentos de IPVA
Me diga, no seu estado já tem isenção de IPVA para eletrificados? Conte nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.