Dicas importantes para comprar carros isentos de IPVA

carros isentos de IPVA
(Foto: Pixabay)

Um dos principais custos que um veículo acarreta é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a ser pago anualmente e que costuma ser muito caro, principalmente em modelos 0km. Mas é possível conseguir até a isenção total do imposto, se você optar por comprar carros isentos de IPVA, no caso os automóveis usados mais antigos. 

Mas afinal, em quais situações o IPVA não precisa ser pago? Com a ajuda de especialistas da SK Mobility, distribuidora de autopeças que atua em todo o território nacional, ajudamos a esclarecer a questão.

Regras para obter a isenção do IPVA

carros antigos e sem licenciamento serão considerados frota desativada, entenda os detalhes
Modelos antigos como o Fusca estão aptos a receber isenção de IPVA  (Foto: Pixabay)

As regras que determinam a isenção do imposto têm a ver com a data de fabricação do carro e variam de acordo com a região do País. Nos Estados do Acre, Rio Grande do Norte e Roraima, estão isentos veículos com mais de 10 anos.

VEJA TAMBÉM

Já em Tocantins, Sergipe, Rondônia, Piauí, Rio de Janeiro, Amapá, Bahia, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pará e Distrito Federal, a idade do veículo isento sobe para o mínimo de 15 anos.

Em outras quatro unidades federativas – São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Alagoas – um veículo consegue isenção somente a partir dos 20 anos.

Santa Catarina e Minas Gerais seguem regras específicas e não se encaixam em nenhum dos grupos acima.

No Estado da região Sul, a isenção do IPVA, é válida para modelos lançados até o ano de 1985 (portanto com  mais de 37 anos, hoje). 

Por sua vez, Minas Gerais estipula uma redução gradativa do IPVA, mas sem isenção completa. Para saber valores, é necessário verificar a situação atual do veículo no site da Secretaria da Fazenda de MG.

Uno Mile

Isenção de IPVA para PcD

Assim como ocorre em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), pessoas com deficiência (PcD) ou com transtorno do espectro autista podem adquirir veículos 0km com isenção de IPVA.

Para garantir o direito, o proprietário de veículo deve comprovar, por meio de laudo emitido por serviço de saúde credenciado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), possuir deficiência de longo prazo de natureza física, mental, intelectual e sensorial, ou autismo.

No Estado de São Paulo, que no momento está com processos de isenção aberto à solicitação, o laudo deve ser expedido pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc). O pedido de isenção deve ser feito por meio do Sistema de Veículos (Sivei) da Sefaz-SP.

Veja também: Público PcD tem até 31 de julho para pedir isenção do IPVA em SP; como fazer

Novas regras do IPVA para PCD
Estados oferecem isenção de IPVA para PCD (Foto: PIxabay.com)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar