Compra do primeiro carro: veja 5 dicas essenciais
A compra do primeiro carro é uma conquista muito importante. Por isso, confira algumas dicas para acertar em cheio na compra do veículo.
Para algumas pessoas, a compra do primeiro carro é uma realização importante. Principalmente os mais jovens, que acabaram de tirar a primeira habilitação e precisam de um meio de transporte para a faculdade ou para o trabalho. Mas é preciso ter alguns cuidados com ele. Pensando nisso, o Garagem360, junto com Ricardo Sardagna (executivo da Allianz Automotive), separaram algumas dicas para a compra do primeiro carro.
Dicas para a compra do primeiro carro
1 – Manutenção do veículo
Esta é uma das principais dicas tanto na hora de comprar um carro, quanto na convivência diária. Cuidar da manutenção do veículo é como cuidar da nossa própria saúde. Então, é sempre bom pesquisar se o carro passou por todas as revisões obrigatórias. Após a compra, fique de olho quando começar a sentir (ou a ouvir) algo diferente nele.
“Para veículos usados é de grande importância fazer revisões periódicas em partes específicas, como motor, freios, pneus e suspensão. Uma das principais dicas nesse processo é realizar uma revisão a cada 10 a 15 mil km rodados”, afirma Ricardo Sardagna.
2 – Atenção especial
Com o passar do tempo, os freios podem se desgastar e os pneus perdem aderência. Para isso não acontecer, o recomendável é que o veículo passe pelas revisões, visto que algumas peças necessitam de um cuidado mais especial. O mau funcionamento deles podem acarretar em acidentes e multas. O condutor pode consultar o manual do usuário para saber os prazos certos das manutenções.
3 – Troca de óleo
Você sabe para que serve o óleo? Ele possui duas funções vitais:
- Lubrificação do motor e do câmbio
- Limpeza do sistema da transmissão
Para evitar problemas futuros, é sempre bom verificar o nível do óleo e, caso necessite, fazer a troca nos intervalos recomendados pela fabricante. A substituição do filtro também é recomendada.
Leia mais: Comprar um carro usado: direitos do consumidor
“Em veículos usados, é recomendado fazer a troca do óleo logo após a compra, a não ser que você tenha alguma comprovação do momento que a última troca foi realizada e que a quilometragem percorrida desde então ainda não tenha sido atingida”, diz Sardagna.
4 – Cuidado com a pintura
Olhou para o carro e percebeu que ele está com manchas ou riscos na pintura? Para evitar que isso aconteça, é recomendável secar o veículo após lavá-lo e aplicar uma cera protetora de boa qualidade.
No caso de carros usados, você pode procurar com um profissional para realizar um polimento técnico.
5 – Ar-condicionado
Por fim, um item que todos gostam de ter em seus carros, mas que possui alguns segredos em seu funcionamento. O ar-condicionado ajuda a refrescar bastante naqueles dias de temperaturas altas. Porém, ele necessita de cuidados. Especialistas contam que o filtro devem ser trocados de acordo com a recomendação do fabricante.
Ricardo Sardagna também indica que o condutor ligue o ar-condicionado a cada 15 dias, por no mínimo, 15 minutos para o sistema manter a vida útil.
Assim sendo, itens são muito importantes para o funcionamento do carro. Para isso, esteja sempre atento às datas das revisões obrigatórias e procure seu mecânico de confiança.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.