Opinião: Hamilton venceu, mas Verstappen foi a grande estrela do ótimo GP da China

Liderando de ponta a ponta as 56 voltas do GP da China, Lewis Hamilton foi o grande vencedor do segundo final de semana da Formula 1 2017.

Liderando de ponta a ponta as 56 voltas do GP da China, Lewis Hamilton foi o grande vencedor do segundo final de semana da Formula 1 2017. Com o resultado, o inglês agora lidera o campeonato junto com Sebastian Vettel, que terminou em segundo a prova. Eles somam 43 pontos, com uma vitória e um segundo lugar para cada lado. Ao que tudo indica, enfim, teremos um campeonato, com ambos os pilotos disputando o título corrida a corrida.

A vitória foi mais que merecida por Hamilton, que largou com sua Mercedes e sumiu na ponta. Porém, o grande destaque da prova chinesa foi o holandês Max Verstappen. No sábado, durante os treinos de classificação, o piloto da Red Bull sofreu um problema no motor e largou apenas na 16ª posição. No domingo, ultrapassou muitos carros na largada e terminou no pódio. “Acho que passei uns nove carros na primeira volta. Senti como se fosse um videogame”, declarou o piloto de apenas 19 anos. Se seguir assim, será um dos grandes da categoria em poucos anos.

LEIA MAIS: Opinião: Vitória de Vettel foi ofuscada por fraco GP da Austrália

Estreia 13/04: confira os carros do novo Velozes e Furiosos e os que marcaram a franquia

Evidente que o caos do início da prova ajudou Verstappen, mas não é todo dia que um piloto larga no final do grid e termina em terceiro. Não foi sorte, foi merecimento. A facilidade que o holandês tem para ultrapassar em pista molhada é impressionante, assim como seu controle do carro. A tocada agressiva do jovem piloto também enche os olhos dos fãs da categoria. É um showman, basicamente.

Outros destaques da prova foram os espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz Jr. O bi-campeão mundial fazia uma boa corrida, se mantendo entre os 10 primeiros colocados, mesmo com sua McLaren limitada. Um problema na suspensão acabou sendo fazendo com que Alonso abandonasse a prova. Já Sainz foi mais ousado. Ele era o único piloto que arriscou sair com pneus de pista seca no começo da prova. Chegou a cair para último, mas terminou em sétimo com sua Toro Rosso.

Ofuscados

Companheiros de equipe dos líderes Hamilton e Vettel, os finlandeses Valtteri Bottas, da Mercedes, e Kimi Raikkonen, da Ferrari, têm sido meros coadjuvantes no campeonato. O primeiro rodou sozinho na volta em que o safety car entrou nos pits. Terminou apenas em sexto.

Já Raikkonen parece só estar preocupado em qual dia do mês a Ferrari irá depositar seu salário, pois há muito tempo parece só cumprir tabela na categoria. O campeão mundial de 2007 largou em quarto, reclamou muito do carro durante a prova, enquanto era nitidamente mais lento que Vettel, e terminou em quinto.

Williams decepciona

Após ter se classificado sem sexto, Felipe Massa foi apenas o 14º colocado em uma corrida que deu tudo errado para a Williams. Seu companheiro, o canadense Lance Stroll, se envolveu em um acidente logo na primeira volta. O resultado foi um abandono. Já o brasileiro tinha desempenho muito inferior aos demais carros desde o início da prova. No fim, o time inglês terminou sem pontos.

Ao contrário do GP da Austrália, a prova chinesa foi mais movimentada e com grandes ultrapassagens. As atenções, agora, se voltam para o Bahrein, onde acontece nesse domingo de Páscoa a terceira corrida do ano. A expectativa é de uma disputa na pista entre Vettel e Hamilton. É o que falta para o campeonato pegar fogo de vez.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA