Como escolher o tipo de capacete certo para cada pessoa?
Listamos diversas dicas práticas e didáticas para que você aprenda como escolher o capacete correto
Engana-se quem pensa que todos os capacetes são iguais. Na verdade, existe um modelo adequado para cada tipo de pessoa. Logo abaixo, o Garagem360 traz orientações para que você escolha a opção mais segura para pilotar no trãnsito brasileiro. Acompanhe!
Como saber meu número de capacete?
O primeiro passo é medir a circunferência da sua cabeça. Para isso, você pode usar uma fita métrica. Neste momento, você deve passá-la sobre as sobrancelhas e orelhas. Lembre-se sempre de manter a fita na horizontal.
Essas orientações são da Starplast, fabricante das marcas Bieffe, Peels e Fly. Os especialistas da companhia informam que, com essa medida em mãos, será mais fácil descobrir o tamanho correto do capacete.
Leia também:
-
BYD, Stellantis, VW e Tesla passam por nova investigação sobre carros elétricos
-
Não é só o motor: conheça 3 partes do veículo que também precisam de lubrificação
-
Empresa oferece “vale combustível” para quem abrir mão de bebidas alcóolicas nesse carnaval
Como definir o tamanho do capacete?
Após medir a circunferência da sua cabeça, você descobriu que a sua medida foi ímpar. Nesse caso, a regra é dar preferência para um número maior. Já para o número par, o ideal é escolher exatamente o tamanho correspondente.
De acordo com especialistas da Starplast, o ajuste correto do capacete impacta diretamente na segurança do piloto. Em outras palavras, ele deve ficar firme na cabeça. Ou seja, sem folgas. Ademais, ajuste bem a cinta jugular. Esse processo é importante para impedir que o acessório se desprenda em caso de impacto.
Estilos de pilotagem influenciam na escolha do capacete ideal
Outro ponto que deve ser levado em consideração ao escolher o capacete é em relação a usabilidade. Ou seja: os capacetes abertos são mais indicados para uso urbano ou passeios curtos. Já o flip-up é uma alternativa mais prática ao capacete fechado.
Também é possível escolher os modelos que são fechados com proteção integral para o rosto e o enduro – com ou sem pala – que foi pensado para as aventuras off road.
Qual é o tamanho ideal para o capacete?
Esta é a numeração ideal para vários tipos de tamanho de circunferência de cabeça. Veja só:
-
55 a 56 cm → Tamanho 56
-
57 a 58 cm → Tamanho 58
-
59 a 60 cm → Tamanho 60
-
61 a 62 cm → Tamanho 62
-
63 a 64 cm → Tamanho 64
O cuidado com o tamanho correto do capacete é fundamental não só para prevenção de acidentes, mas também para evitar multas durante uma blitz.
Qual é a multa por andar sem capacete?
Conduzir veículos sem capacete é considerado uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse caso, a multa é de R$ 293,47. O motorista perde ainda sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
Para piorar, o piloto fica suspenso de dirigir. A penalidade varia entre dois e oito meses. E, para os reincidentes da infração no último ano, a suspensão pode chegar a 18 meses. E mais: a moto fica retida até a sua regularização.
O Garagem360 reforça ainda que essa multa vale, inclusive, para os passageiros que não respeitam a legislação de trânsito. Logo, se o piloto está com o capacete e o passageiro está sem o acessório, a multa é aplicada da mesma forma.
Uma vez que você já sabe como escolher o capacete ideal, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
Leia também: Estacionar carro com as rodas viradas: boa ou má ideia?