Interesse dos jovens em obter CNH cai 10,5%, aponta Detran-SP

CNH: jovens têm demonstrado cada vez menos interesse em tirar a habilitação. Veja como especialistas explicam isso, aqui no Garagem360!

Um levantamento do Detran-SP apurou que o número de pessoas com CNH no estado paulista, dentro da faixa etária de 18 a 30 anos, caiu de 4.872 milhões (junho de 2015) para 4.356 milhões (junho de 2021).

Assim, uma queda de 10,5% em seis anos. E, de acordo com especialistas, fatores econômicos, culturais e sociais explicam esta queda. Veja!

cnh

Facilidades do transporte por aplicativo também refletem nos dados do Detran-SP. Foto: Dário de Votuporanga

Jovens têm revelado desinteresse na CNH

De acordo com especialistas, a queda no interesse por tirar a primeira habilitação entre os jovens de 18 a 30 anos, possivelmente, não é um fato exclusivo do estado de SP. Isso porque fatores econômicos, culturais e sociais podem justificar tal apuração.

Por exemplo, para o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani, o fato se trata de uma tendência nacional e até mundial entre os jovens.

“Fatores culturais e econômicos influenciam o perfil dos motoristas com o passar dos anos. Hoje temos uma geração que se preocupa mais com a questão ambiental e a facilidade oferecida pelos aplicativos de transporte”, ponderou o diretor-presidente.

“Os jovens, hoje, têm outras expectativas. Essa discussão sobre mudanças dos modais é mundial”, concluiu Mascellanni, por meio de nota à imprensa, como para o site  G1.

Além disso, para a diretora-executiva da Fenactran (Federação Nacional das Cooperativas de Trabalho dos Médicos e Psicólogos Peritos de Trânsito), Márcia Menezes, os preços dos carros, além do custo da manutenção estão cada vez mais altos. Assim, de acordo com Márcia, esses também são motivos para a queda do interesse dos jovens por tirar a CNH.

“Muitos optam por aplicativos de uso temporário. Mudou também a representação social sobre veículos, vistos como essenciais pelos mais velhos, acostumados a enxergar no carro um símbolo de independência, conquistas e poder”, explicou a diretora-executiva da Federação, em nota para o G1.

Preços de ter em manter um carro refletem na queda de jovens habilitados. Imagem ilustrativa

Aproveite e veja: carros usados mais baratos que o VW Virtus 1.6 2022

Jovens preferem o transporte por aplicativo

Conforme o site Segs, a professora Carolina Cheres, de 27 anos, que reside na Grande São Paulo, não é habilitada. Carolina disse, em entrevista, que prefere se locomover por aplicativos ou mesmo por ônibus e metrô.

Dessa forma, a professora de 27 anos ressalta que não se preocupa com IPVA, combustíveis, multas e outros custos e eventuais problemas de dirigir e ter um veículo.

Outro jovem entrevistado pelo mesmo site, de 21 anos e que reside em SP, contou que não tem interesse, no momento, em tirar a CNH. De acordo com ele, a pandemia também influenciou, pois ele tem saído pouco.

Além disso, o jovem ressaltou que, antes da pandemia da Covid-19, preferia se locomover por transporte por aplicativo, por ser mais cômodo e mais barato do que manter um carro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA