CNH Grátis é confirmada por governo e aprovados tem até dia 29 para se cadastrar no Detran
Saiba como fazer a emissão da CNH grátis
Cerca de 60 mil pessoas, em 144 municípios do Pará, podem garantir a emissão da CNH totalmente gratuita, segundo o Governo do estado. Esse benefício é concedido por meio da segunda edição do programa “CNH Pai D’égua”, que é destinado a pessoas de baixa renda.
Um dos principais objetivos da campanha é garantir que os beneficiários usem o documento de forma remunerada para completar a renda, seja atuando como motorista de aplicativo ou outras atividades que exigem habilitação.
CNH Grátis: cadastro, requisitos e mais detalhes do programa
Quando começam as inscrições?
-
29 de janeiro
Onde fazer a inscrição?
-
O processo é feito de forma online. Para isso, basta acessar o site do Detran do estado cnhpd.detran.pa.gov.br
Leia também:
Quem pode participar do programa?
-
Pessoas que residem no Pará
-
Ter mais de 18 anos
-
Ensino fundamental completo
-
Ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico)
Quais são os benefícios do programa?
-
De acordo com o governo do estado, a participação no programa inclui os atendimentos não só da primeira habilitação, mas também mudança e adição de categoria
-
Adicionalmente, os participantes estarão aptos a concluir todo o processo de habilitação, sem pagar taxas ou valores extras. Isso envolve: exames médicos, práticos e aulas nas autoescolas
Quanto custa a CNH no Pará?
A emissão da Carteira Nacional de Habilitação no Pará custa, em média, R$ 566,79, seja para os interessados na categoria A ou B. Esse valor compreende exame médico, psicotécnico, bem como serviços bancários sobre os exames e taxa para categoria.
Custos extras como aulas teóricas e práticas devem ser vistos separadamente no CFC de escolha do candidato.
Como tirar a CNH no Pará?
O processo de emissão da CNH deve ser feito no site do Detran do estado. É preciso fazer a sua inscrição e gerar o boleto para pagamento das taxas dos exames psicológico e médico.
Cuidado com golpes da CNH
E, caso você não consiga a isenção da CNH, tenha cuidado com os golpes. Conforme noticiado pelo Garagem360, um motorista foi preso ao ser abordado pela polícia e apresentar documento digital falso.
O caso foi registrado em Porto Alegre, mas fica o alerta, uma vez que o anúncio dos golpistas foi enviado por meio de aplicativos de mensagem.
Confira também: Não pagar IPVA em 2024 pode fazer o carro e CNH serem apreendidos? Veja regras