CNH de motoristas +50 tem detalhe que passa desapercebido: cuidado com a multa
CNH de motoristas +50: entenda o que diz a legislação e veja o que fazer para evitar multas e dores de cabeça
Uma mudança em relação a CNH tem afetado, sobretudo as pessoas a partir de 50 anos de idade. Se você faz parte desse grupo, continue lendo este guia. A seguir, vamos explicar qual é essa alteração e as suas principais consequências. Acompanhe!
Qual foi a mudança que afetou os motoristas +50?
A alteração ocorreu em relação a validade da Carteira Nacional de Habilitação. A mudança foi implementada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Leia também:
Como fica a renovação da CNH com a nova lei?
A nova lei encurtou o período de renovação da CNH. Agora, os motoristas que têm entre 50 a 70 anos devem renovar a habilitação a cada cinco anos. Já quem tem mais de 70 anos, deve fazer esse procedimento a cada 3 anos.
O prazo para fazer essa renovação é em até 30 dias após o vencimento da data estipulada pelo SENATRAN.
Por exemplo: suponhamos que você tem 55 anos e a sua carteira venceu no dia 31 de agosto de 2024. Logo, você tem até o dia 30 de setembro deste mesmo ano para fazer a renovação da CNH.
O que acontece se eu for pego dirigindo com a habilitação vencida?
Conduzir um veículo com CNH vencida é considerado uma infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 e são descontados 7 pontos na CNH.
Além disso, o motorista poderá sofrer com a retenção do carro até que outro condutor habilitado se apresente.
Contudo, é importante deixar claro que conduzir um automóvel com o documento vencido é considerado uma infração desde que o vencimento tenha passado os 30 dias corridos.
Em outras palavras, o motorista só pode ser penalizado se dirigir um carro com a CNH vencida há mais de 30 dias.
Portanto, para evitar problemas, assista ao vídeo abaixo e veja como fazer a renovação da sua CNH de maneira prática e didática. É só dar o play:
E você, o que tem achado dessas mudanças? Comente!
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.
Leia também: Top 5 carros econômicos e de baixa manutenção para idosos