Tags

Notícias

Carros usados e isentos de IPVA são boa opção para economizar; veja os mais buscados e vendidos

Créditos: Pixabay
9 setembro, 2020
Da Redação

Para quem quer comprar o próprio veículo, mas não abre mão da economia, os modelos de carros mais antigos podem oferecer uma grande vantagem: a isenção do IPVA – imposto anual que costuma impactar as finanças dos proprietários. Em um cenário de incerteza financeira, o segmento de automóveis isento da taxa gerou maior interesse nos usuários da OLX, com alta de 16% em visualizações de anúncios e de 6% em vendas, ambas na comparação entre julho de 2020 e do ano anterior.

Vale lembrar que essa isenção de IPVA para veículos usados varia de acordo com as leis de cada estado. Em alguns, carros com mais de 10 anos de fabricação não pagam mais o imposto, enquanto que outros determinam que veículos fabricados há 15 anos ou 20 anos são isentos. Há estados só que liberam modelos colecionáveis, que seriam os veículos com a placa preta e, portanto, com mais de 30 anos de fabricação. Já em Roraima nenhum veículo antigo escapa do imposto, já que o estado não tem nenhuma lei que os dispense do pagamento.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Carros usados e isentos de IPVA

A plataforma levantou dados de visualizações e vendas na média de maio a julho, respeitando a regra de liberação do tributo conforme a idade do automóvel em cada estado. Somente nesse período, foram visualizados 37,5 milhões de anúncios de carros com direito a IPVA grátis, representando 7% do total de anúncios de carros vistos na plataforma.

LEIA MAIS: OLX: Fusca é o carro clássico mais procurado no Brasil
VW Gol, Fiat Palio e Fiat Uno seguem fortes no mercado de usados, diz OLX

“Por mês, foram vendidos uma média de 27 mil carros com isenção de IPVA, o que representa 18% do total de veículos negociados por meio da OLX. Esses modelos são muito vantajosos porque além de não terem a cobrança do imposto, possuem um ticket médio baixo, de cerca de R$ 10.400”, afirma Marcos Leite, COO da OLX Brasil.

Dentre as marcas que tiveram mais visualizações na OLX, Volkswagen ocupa o primeiro lugar, seguida de Chevrolet e Ford. Em relação aos modelos, Gol, Fusca e Corsa foram os mais visualizados.

Volkswagen, Chevrolet e Fiat foram as marcas mais vendidas em relação aos carros com IPVA isento. Dentre os modelos, Gol, Corsa e Palio ocuparam os três primeiros lugares, respectivamente.

Galeria: confira os carros clássicos mais amados do Brasil

O Garagem 360 já acompanhou diversas exposições de carros antigos e de colecionadores. Entre modelos populares e de luxo, confira o álbum que traz os modelos mais amados do Brasil e que estiveram presentes nos principais eventos automotivos ao redor do País: