Citroën tem nova aposta para o mercado brasileiro e chega ainda esse ano: conheça o SUV
Citroën tem nova aposta para o mercado brasileiro e chega ainda esse ano: conheça o SUV que chega ao Brasil ainda este ano.
A Citroën quer aparar as arestas do C4 Cactus no mercado brasileiro com um novo carro que chega ainda em 2024. O Citroën Basalt promete trazer outra opção ao segmento com design moderno, tecnologia e um acabamento superior aos “irmãos”. Conheça o SUV.
O Citroën Basalt – conheça o SUV aposta da Citroën
Recém lançado na Índia, o Basalt se destaca por suas linhas fluidas e elegantes, que combinam a robustez do SUV com a esportividade dos modelos cupê. A dianteira imponente conta com faróis de LED e grade frontal cromada.
A princípio, o lançamento terá itens que os atuais C3 hatch e Aircross não tem, como o ar-condicionado automático digital, apoio de braço entre os bancos dianteiros com porta-objetos, saídas de ar para os assentos traseiros e carregador de celular por indução.
Além disso, os botões de abertura e fechamento dos vidros elétricos traseiros foram movidos do console central para as portas traseiras.
O interior tem um acabamento melhor, com mais recursos de conforto e tecnologia. A central multimídia com tela touch oferece várias funcionalidades, como conexão com smartphones via Apple Carplay e Android Auto, além do sistema de som de alta qualidade.
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O acabamento resolve um problema do C3 Aircross: o excesso de componentes de plástico. O Basalt apresentado na Índia conta com um material mais macio ao toque no interior das portas. É quase um SUV premium da marca, embora possa vir como o seu carro mais caro no país.
Quanto às dimensões, deve se posicionar na mesma categoria de Hyundai Creta, Nissan Kicks e companhia. São 4,30 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,67 m de altura e entre-eixos encurtado para cerca de 2,60 m. O porta-malas será superior com capacidade de 470 litros.
Qual o motor do Basalt?
Na Índia, o Basalt chegou em versões com motor 1.2 aspirado e turbo. 1.2 PureTech aspirado a gasolina, de três cilindros, com 83 cv de potência e 11,7 kgfm de torque, associado a transmissão manual de cinco marchas.
Já o 1.2 turbo a gasolina gera 111 cv e 19,3 kgfm com câmbio manual e 20,9 kgfm com câmbio automático de seis marchas.
São especuladas duas motorizações para o Basalt, produzido em Porto Real – RJ:
- 1.0 Firefly de 75 cv presente no Fiat Argo, Fiat Cronos e o C3 hatch.
- 1.0 turboflex GSE de três cilindros de 130 cv, que equipa o C3 Aircross. O câmbio será o CVT com sete marchas simuladas.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.