Cidades brasileiras que você pode andar de ônibus DE GRAÇA

Sim, existem ônibus de graça no Brasil e em mais lugares do que você imagina. Mesmo que ainda não seja um política nacional, ou presente nas cidades grandes, cada vez mais cidades estão aderindo ao transporte público de graça. Já são quase 100!

Ônibus de graça no Brasil é uma realidade cada vez mais presente

A política de tarifa zero, também conhecida como passe livre, vem ganhando espaço dentro das políticas urbanas no Brasil. Assim, andar de ônibus sem gastar um centavo rapidamente se torna uma realidade nas cidades brasileiras.

Programas desse tipo são um alívio para muitos brasileiros que, devido à falta de dinheiro, deixam de se locomover com agilidade e praticidade. Afinal, garante o acesso gratuito ao transporte público de qualidade, como ônibus e, em alguns casos, outros meios como metrô e trens.

Justamente por isso a tarifa zero é uma política pública de sua importância nas cidades modernas.

O financiamento desse modelo é variado, muitas vezes proveniente do orçamento do município, mas pode também vir de diferentes fontes. Na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, por exemplo, o programa é financiado com recursos provenientes da exploração de petróleo.

Para tornar mais acessível a informação sobre cidades que adotam a tarifa zero, a Coalizão Triplo Zero reúne diversas informações sobre iniciativas assim. Além disso, ela disponibiliza um mapa de cidades com tarifa zero detalhado no site.

Onde no Brasil tem passe livre no ônibus?

  • No Brasil, 84 cidades já adotam a tarifa zero total em seu transporte, enquanto sete aplicam o modelo de forma parcial. A maioria delas é predominantemente de porte médio, com populações entre 3 mil e 300 mil habitantes.

  • Os estados com maior adesão a essa política são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Mas, mesmo com o sudeste estando mais representado, é possível encontrar este tipo de política em praticamente todas as regiões do país.

  • Algumas das principais cidades que adotam a tarifa zero incluem:

    • Caucaia – CE com 355 mil habitantes

    • Maricá – RJ com 197 mil

    • Ibirité – MG com 170 mil

    • São Caetano do Sul – SP com 165 mil

    • Paranaguá – PR com 145 mil

    • Balneário Camboriú – SC com 139 mil

  • Além disso, quatro capitais – São Paulo, Cuiabá, Fortaleza e Palmas – já consideram a possibilidade de adotar a tarifa zero em um futuro próximo.

Adoção da tarifa zero aumenta a busca pelo transporte público

Mapa das cidades brasileiras que possuem tarifa zero no transporte público 
A Coalizão Triplo Zero orhaniza um mapa com as cidades que adotam a Tarifa Zero (Imagem: Reprodução)
  • A adoção da tarifa zero tem um impacto significativo no aumento do uso do transporte público. Isto foi observado principalmente durante o segundo turno das eleições de 2022. Isto porque esse foi o primeiro grande teste nacional da iniciativa, e revelou resultados notáveis.

  • Em cidades como Recife e Belo Horizonte, a demanda por transporte público aumentou 115% e 60% respectivamente em comparação aos domingos regulares.

  • Isto nos mostra como a tarifa zero influencia positivamente o uso do transporte coletivo, tornando-o mais atrativo para a população. Assim contribui para um trânsito mais limpo em todos os sentidos.

Com mais ônibus de graça no Brasil, será que sua cidade está perto de adotar esta política? O que podemos fazer é esperar e, claro, reivindicar isso junto dos nossos representantes. Afinal, é preciso demonstrar interesse por tais mudanças no transporte público para que as coisas realmente avancem!

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar