Chevrolet Spin 2025 ou Citroën C3 AirCross: compare a minivan e o SUV
Chevrolet Spin 2025 ou Citroën C3 AirCross. Fizemos o comparativo entre a minivan e o SUV e você confere aqui.
Chevrolet Spin 2025 ou Citroën C3 AirCross? O mercado nacional de crossovers de 7 lugares está em franca expansão e a duas opções se destacam: o Chevrolet Spin 2025, que acaba de passar por uma reestilização completa, e o Citroën C3 Aircross.
Ambos são excelentes carros, mas apresentam algumas diferenças, as quais podem definir sua escolha entre um dos dois. Para ajudá-lo, nós do Garagem360, fizemos um pequeno comparativo entre Spin 2025 e Aircross C3.
Chevrolet Spin 2025 ou Citroën C3 AirCross?
Para a resposta a essa pergunta vamos aos seguintes pontos de comparação:
Espaço interno e conforto
Em questão de espaço, o Novo Spin leva vantagem, já que é ligeiramente maior que o concorrente. São 4,41 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,69 m de altura e 2,62 de entre-eixos.
O C3 Aircross, por sua vez, tem 4,32 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,64 m de altura e 2,67 m de entre-eixos.
Na prática, o Spin é superior no espaço interno, oferecendo um espaço maior para pernas para todos os ocupantes, mesmo na terceira fileira de bancos.
Em contrapartida, o material dos bancos é mais macio no C3 Aircross, assim como a suspensão mais suave, que absorve melhor as imperfeições do solo. Essa diferença é sentida principalmente pelo motorista.
Quanto ao porta-malas, são 710 litros do Spin, ante 550 litros do Aircross.
Acabamento
O Spin vence de lavada nesse quesito. Enquanto o C3 conta com muito plástico rígido, encontrado em outros modelos da família C3 e C4, o Spin oferece um acabamento superior. Nem parece que os dois estão na mesma categoria.
O que salva o modelo da Citroën é o quadro de instrumentos digital de 7” e central multimídia de 10”. Fora isso, fica devendo.
No Spin, a central multimídia é dividida em 2: uma tela de 8″ para o quadro de instrumentos (digital) e outra, de 11″ do multimídia Chevrolet MyLink de nova geração.
Desempenho e consumo
De acordo com a GM, a decisão de manter o motor 1.8 no Spin se deu a partir de uma pesquisa junto aos consumidores. É um dos motores mais antigos em um carro zero km no país, derivado do antigo motor 1.8 aspirado (derivado da Família 1, equipado no Kadett dos anos de 1990.
A marca enfatiza que agora ele está melhor, entregando 111 cv e 17,7 kgfm. Apenas na versão de entrada, a LT, conta com câmbio manual. Nas demais é o câmbio automático de 6 marchas.
Já o Aircross conta com um motor mais moderno, o 1.0 turbo da Stellantis, que gera até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, associado sempre ao câmbio CVT de 7 marchas simuladas.
Nesse ponto, o Aircross vence, uma vez que sua motorização proporciona uma maior agilidade e aceleração.
Embora algumas pessoas prefiram o saudoso motor 1.8 aspirado, que por sinal funciona muito bem, possui baixa manutenção e a mão de obra é mais barata.
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Equipamentos e tecnologia
Ambos oferecem uma lista de equipamentos de série interessante, como multimídia, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas, controle de estabilidade e tração, assistente de partida de rampa, entre outros.
Os dois estão quase em pé de igualdade nesse quesito, no entanto, o Spin vence mais uma vez por contar com seis airbags, ante quatro do C3 Aircross.
Preços
C3 Aircross
- Feel – R$ 109.990,00
- Feel Pack – R$ 119.990
- Shine – R$ 129.990
- Feel 7 Lugares – R$ 120.990
- Shine 7 lugares – R$ 136.590.
Spin 2025
- LT – R$ 119.990
- LT AT6 (5 lugares): R$ 126.990
- LTZ AT6 (7 lugares): R$ 137.990
- Premier AT6 (7 lugares): R$ 144.990
Veredito
A escolha entre o Chevrolet Spin 2025 e o Citroën C3 Aircross dependerá das suas prioridades.
Se você busca um carro confiável, com mais espaço interno, melhor acabamento e porta-malas maior, o Spin 2025 é a melhor opção. Agora, se preza por melhor desempenho, conforto para o motorista e tecnologia, o C3 Aircross é a escolha ideal.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.