Chevrolet Cobalt ganhará nova linha (mas ele não morreu?)

O Chevrolet Cobalt morreu? Não, ele está “vivinho da Silva”, mas só do outro lado do mundo. Mais precisamente no Uzbequistão, país da Ásia Central. Lá ele é produzido pela UzAuto Motors, fabricante de propriedade do governo em parceria com a GM e a Ravon. 

E se aqui ele faz parte do passado, já que sua produção foi encerrada em 2020, por lá o sedan faz sucesso, tanto que vai receber uma atualização. Isso mesmo, a empresa local prepara uma reestilização do Cobalt que será apresentada em breve. 

Chevrolet Cobalt ganhará nova linha no Uzbequistão- Foto: Divulgação
Chevrolet Cobalt ganhará nova linha no Uzbequistão- Foto: Divulgação

 

Chevrolet Cobalt ganhará nova linha? 

Não há imagens do novo Cobalt da UzAuto, mas a marca já adiantou algumas informações sobre a novidade. Segundo ela, será feita uma reestilização parcial do exterior do veículo. 

Essa será a primeira utilização significante para o mercado da região, visto que o sedan não passou pelas mudanças que ocorreram em 2016, ou seja, eles estão com o mesmo modelo lançado no mercado local em 2012. 

A princípio, as especulações da imprensa especilizada é que a atualização trará somente as mudanças que o modelo recebeu no mercado latino em 2016. O modelo não receberá uma nova motorização, tão pouco novas versões. 

Se a atualização seguir os moldes da realizada no modelo brasileiro, pode-se esperar novos faróis com desenho mais arredondado e menos agressivo, uma grade frontal mais moderna e um para-choque com visual mais suave. 

Com mudanças apenas no design, o Cobalt da Ásia Central deve manter o motor 1.5 a gasolina de 106 cv de potência. Algo limitado em relação ao que foi vendido por aqui. O Cobalt lançado em 2016 no Brasil apresentava duas opções de propulsores: 1.4 EconoFlex e 1.8, que geravam respectivamente 102 cv e 108 cv de potência.

GM Cobalt - Foto: Divulgação
GM Cobalt – Foto: Divulgação

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Para onde vão os carros produzidos no Uzbequistão?

Além de abastecer o Uzbequistão, o Cobalt produzido pela UzAuto é exportado para outros países da região, como Cazaquistão, Geórgia, Azerbaijão, etc. Ainda há um imbróglio para sua comercialização na Rússia, por conta da Guerra da Ucrânia. 

Na fábrica localizada em Asaka também são produzidos os SUVs Tahoe, Equinox, Captiva e Traverse, além do conhecido Onix. 

A marca, que desde 2019 mudou o nome de GM Uzbekistan para UzAutoMotors, também prepara outro sedan para o mercado local, o Lacetti, o qual poderá ser adquirido online. O modelo também deu as caras por aqui entre 2005 e 2010 sem deixar muita saudade.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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