GM segue os passos da Ford e resolve sair de 2 países na América do Sul – BR está em risco?

A General Motors (GM) anunciou o fechamento definitivo de suas fábricas em dois países na América do Sul: Colômbia e no Equador, encerrando suas operações de produção de veículos nesses países. 

Fábrica da GM em Bogotá - Foto: Divulgação
Fábrica da GM em Bogotá – Foto: Divulgação

GM anuncia fechamento de fábricas na América do sul 

De acordo com o comunicado da montadora, a fábrica da Colômbia encerrou as atividades na última semana de março, enquanto no Equador, as portas vão fechar definitivamente em agosto deste ano. 

A decisão, tomada em meio a um cenário de retração econômica, gerou apreensão sobre o futuro da empresa na região, inclusive no Brasil. 

A fábrica de Bogotá, inaugurada em 1958, e já produziu modelos como Chevrolet Spark, Sail e Onix. A unidade empregava cerca de 850 funcionários e produziu mais de 2 milhões de veículos ao longo de sua história. 

Segundo a Agência de Notícia Reuters, a montadora está negociando com o governo a demissão dos funcionários.

O Ministério do Trabalho da Colômbia vai inspecionar a fábrica em uma série de visitas, com o objetivo de proteger os direitos dos trabalhadores.

A fábrica de Bogotá já não opera com toda a capacidade há alguns anos. Nos últimos meses estava operando com 9% da capacidade, disse a General Motors. 

Um relatório divulgado por dois grupos industriais colombianos mostrou que o fechamento da fábrica se dá em meio ao menor nível de vendas em 14 anos. 

Já a fábrica de Quito no Peru foi inaugurada em 1965 e já produziu Tracker Aveo e Sail, por exemplo. A unidade emprega cerca de 700 pessoas e está operando com 13% da capacidade. 

Assim como aconteceu com a Ford no Brasil, a GM afirmou que continuará comercializando seus veículos nos dois países. 

A GM corre o risco de sair do Brasil?

Por enquanto não. O fechamento das fábricas na Colômbia não deve ter impacto direto nas operações da GM do Brasil. 

No entanto, a empresa anunciou a demissão de mais de 50 funcionários na fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. A medida faz parte da série de 1,2 mil demissões informadas em outubro do ano passado em suas três fábricas no estado.  

Recentemente, a unidade de São José dos Campos completou 65 anos. Inaugurada em 10 de março de 1959, é responsável pela produção da S-10 e da Trailblazer, além de motores 4 cilindros e outros componentes.  

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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